A história da Matemática e a prática de demonstrações na formação de professores: traços do Profmat
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.242743Palavras-chave:
Profmat, história da matemática, demonstrações, formação de professoresResumo
Trazemos considerações sobre a utilização da História da Matemática e sobre a prática da demonstração formal na formação dos professores de Matemática, no âmbito do Profmat da Universidade Estadual de Londrina. Investigamos as potencialidades da disciplina de História de Matemática como contexto para discussão de demonstrações e a compreensão do conceito de prova pelos sujeitos participantes. A metodologia utilizada pautou-se no paradigma qualitativo, com a coleta de dados realizada através de atividades individuais e escritas. Participaram da pesquisa dez professores da Educação Básica, com tempo de magistério variado, cursistas do Profmat. Com relação ao conhecimento dos professores do Profmat sobre aspectos da prática de demonstrações, os registros escritos se explicam em dois níveis, um estrutural e outro conjuntural.
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