Cenários e desafios da Educação Financeira com a Base Curricular Comum Nacional (BNCC): Professor, Livro didático e Formação

Marco Aurélio Kistemann, Cileda Queiroz Coutinho, Auriluci Figueiredo Figueiredo

Resumo


Este artigo apresenta três cenários que revelam os desafios da Educação Financeira com a perspectiva da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram escolhidos cenários que se constituem como essenciais na consolidação de propostas e ações relativa à Educação Financeira, e que explicitam o papel do professor e a necessidade de uma atuação mediadora na promoção de literacia financeira, com uma visão crítica sobre os conteúdos do livro didático. Além disso, tratamos de cenários para investigação que já ocorrem nas práticas com temas da Educação Financeira em ambientes de formação que buscam empoderar os indivíduos-consumidores com conhecimentos matemáticos e desenvolvimento de literacia financeira.


Palavras-chave


Desafios; Educação Financeira; Livro didático; Cenários para investigação

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.243981

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