Tangram: a contemporaneidade e conexões matemáticas desse jogo milenar

Autores

  • Daniele Simas Pereira Alves EM Pastor Ricardo Parise – Rio de Janeiro
  • Marcela Frontelmo EEM Guaxindiba – Rio de Janeiro
  • Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa Colégio Pedro II – Rio de Janeiro
  • João Domingos Gomes da Silva Junior Colégio Pedro II - RJ

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.244078

Palavras-chave:

Tangram, quebra-cabeça, área, fração, figuras equivalentes

Resumo

A partilha de experiências pedagógicas deve ser uma preocupação de todos os professores. Neste sentido, apresenta-se um relato de uma atividade realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II. Procuramos elucidar de forma clara nossa proposta pedagógica para que outros colegas possam, assim como nós, propor atividades experimentais para a construção e fixação de conceitos. Usando o jogo como ponto de partida e, tendo como preocupação conectar dois temas fundamentais deste grau de ensino da educação básica: geometria e números, conseguimos aliar o lúdico à construção de conhecimento. A atividade foi realizada em duas aulas de 90min, cada, em três momentos: no primeiro, os alunos construíram um Tangram, efetuando dobraduras em uma folha A4; no segundo momento, os alunos foram  convidados a refletir e a responder a várias questões que conectam as noções de área e de fração, recorrendo para isso às diferentes peças do Tangram e variando a unidade de área; no terceiro momento, os alunos participaram, em grupo, numa gincana na quadra de esportes. Relataremos não só as dificuldades, questionamentos e resultados obtidos, como também mostraremos imagens sobre a aplicação dos diversos momentos da atividade, ressaltando o fato de uma atividade desta natureza ser de enorme importância para o desenvolvimento de várias das inteligências múltiplas, segundo a classificação de Gardner.

Biografia do Autor

João Domingos Gomes da Silva Junior, Colégio Pedro II - RJ

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Matemática aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor - Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, estatística, geometria diferencial e estimativa de curvatura.

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Publicado

2020-07-18

Como Citar

Alves, D. S. P., Frontelmo, M., Costa, L. M. G. C. da, & Silva Junior, J. D. G. da. (2020). Tangram: a contemporaneidade e conexões matemáticas desse jogo milenar. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.244078

Edição

Seção

ARTIGOS