Conhecimentos de professores sobre as estratégias mobilizadas por seus alunos ao resolverem situação envolvendo a ideia de cota na divisão
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.244122Palavras-chave:
formação de professores, conhecimento do conteúdo e do estudante, significados da divisãoResumo
O objetivo desta investigação é analisar os conhecimentos de professores acerca das estratégias mobilizadas por estudantes ao resolverem situação que envolve a ideia de cota na divisão. O aporte teórico fundamenta-se nos aspectos referentes às estruturas multiplicativas da Teoria dos Campos Conceituais e nos conhecimentos necessários à docência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e desenvolvida a partir da análise de transcrições de áudios que contêm as reflexões explicitadas por duas participantes de uma sessão de grupo de estudos de professores que lecionam matemática para o ensino fundamental. Os dados apontam para a importância de se analisar estratégias dos estudantes para uma possível (re)significação de conhecimentos especializados acerca da classe cota da operação divisão, e a partir desta análise, levar os professores a uma atitude reflexiva em relação ao ensino dos conceitos das operações envolvidas em diferentes situações.
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