Conhecimentos de professores sobre as estratégias mobilizadas por seus alunos ao resolverem situação envolvendo a ideia de cota na divisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.244122

Palavras-chave:

formação de professores, conhecimento do conteúdo e do estudante, significados da divisão

Resumo

O objetivo desta investigação é analisar os conhecimentos de professores acerca das estratégias mobilizadas por estudantes ao resolverem situação que envolve a ideia de cota na divisão. O aporte teórico fundamenta-se nos aspectos referentes às estruturas multiplicativas da Teoria dos Campos Conceituais e nos conhecimentos necessários à docência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e desenvolvida a partir da análise de transcrições de áudios que contêm as reflexões explicitadas por duas participantes de uma sessão de grupo de estudos de professores que lecionam matemática para o ensino fundamental. Os dados apontam para a importância de se analisar estratégias dos estudantes para uma possível (re)significação de conhecimentos especializados acerca da classe cota da operação divisão, e a partir desta análise, levar os professores a uma atitude reflexiva em relação ao ensino dos conceitos das operações envolvidas em diferentes situações.

Biografia do Autor

Diná da Silva Correia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora do Curso de Matemática - Bacharelado e Licenciatura, Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas, àrea de matemática

Angelica da Fontoura Garcia Silca, Anhanguera de São Paulo

Professora do programa de pós graduação em Eduação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo

Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Unian

Professora do programa de pós graduação em Eduação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo

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Publicado

2020-07-18

Como Citar

Correia, D. da S., Silca, A. da F. G., & Galvão, M. E. E. L. (2020). Conhecimentos de professores sobre as estratégias mobilizadas por seus alunos ao resolverem situação envolvendo a ideia de cota na divisão. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.244122

Edição

Seção

ARTIGOS