TIC no processo de formação inicial de professores da licenciatura em Matemática

Alvaro Júnio Bertipaglia da Silva, Adelmo Carvalho da Silva

Resumo


O referido estudo se trata de um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “TIC no processo de formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFMT”. Integra as produções do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM) com financiamento da CAPES. O objetivo foi compreender as contribuições das disciplinas de Tecnologias para o Ensino de Matemática no processo formativo dos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá. As investigações produzidas nessa perspectiva têm constatado que, para incluí-las de maneira eficiente, é necessário concebê-las como recurso que potencialize a aprendizagem, e não apenas como uma ferramenta para agilizar uma atividade. Neste trabalho, apresenta-se referencial teórico sobre a Formação inicial de professores de Matemática para a Educação Básica, e como essa formação deve ser orientada para a inclusão das tecnologias. Utiliza as abordagens da pesquisa qualitativa e do método interpretativo para analisar os dados. Aponta os seguintes resultados: os sujeitos indicam que, na prática, a formação fica engessada, à medida que se desenvolve sob um viés tecnicista. Conclui que para uma formação mais eficiente, com a inclusão das TIC na prática docente, é necessário que ela seja integrada e sistematizada por todo o currículo do curso.


Palavras-chave


Licenciatura; Matemática; Formação de professores; TIC; Educação básica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.244147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br