Saberes mobilizados por futuros professores de matemática em suas narrativas no estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245758

Palavras-chave:

formação inicial de professores de matemática, estágio curricular supervisionado, saberes docentes, identidade profissional, narrativas

Resumo

Durante o ano de 2019, no período de desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, dois licenciandos em Matemática participaram de um grupo de estudos junto aos seus supervisores – professores de Matemática atuantes em uma escola pública do interior de Minas Gerais – e produziram narrativas escritas sobre suas experiências vivenciadas nesse grupo e no Estágio. Neste artigo, investigam-se os saberes docentes mobilizados pelos futuros professores de Matemática, em suas narrativas escritas, e suas relações com a constituição da identidade profissional docente. No estudo, de cunho qualitativo, as narrativas são tomadas como narrativas de autoformação, na perspectiva de Pineau (2014). Os resultados evidenciam a ressignificação do saber experiencial dos estagiários, que tem relação com as suas histórias de vida e experiências anteriores à graduação, e a mobilização de outros saberes. O estudo também revelou potencialidades das narrativas na constituição da identidade profissional dos futuros professores.  

  

Biografia do Autor

Cirléia Pereira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga.

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. 

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Pesquisadora na área de Educação Estatística e Educação Matemática.

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Barbosa, C. P., & Lopes, C. E. (2021). Saberes mobilizados por futuros professores de matemática em suas narrativas no estágio. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.245758

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Seção

ARTIGOS