Educação Financeira Escolar: a leitura de imagens como possibilidade para o trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250484

Palavras-chave:

educação financeira escolar, temáticas de educação financeira, leitura de imagens, possíveis cenários para investigação, contexto monetário e não monetário

Resumo

A Educação Financeira Escolar (EFE) vem ganhando espaço no nosso país, colocada como política pública desde 2010, e compõe os conhecimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), como um tema integrador e transversal. O presente artigo objetivou refletir sobre a leitura de imagens como estratégia didática para o trabalho de EFE na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através da análise de imagens e das temáticas de EFE possíveis para estudo. Ele aponta para as possibilidades de criação de cenários para investigação presentes nas vivências e nas aulas de EFE. Na metodologia, optou-se pela pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e análise documental. Como base teórica, temos a Educação Matemática Crítica, preconizada por Skovsmose no recorte dos Ambientes de Aprendizagem que favorecem a criação de cenários para investigação. Como resultados, podemos afirmar que a leitura de imagens se apresenta como uma proposta pedagógica viável e possível para o ensino de temáticas de EFE, que podem ser em contexto monetário e não monetário. Consideramos que se faz necessário apresentar nos momentos de formação de professores estudos sobre EF e suas temáticas, pois a apropriação desses conhecimentos pelos educadores pode gerar o desenvolvimento de um trabalho significativo e prazeroso para as crianças.

Biografia do Autor

Joseilda Machado Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica. 

Edumatec. UFPE. 

Kariny Michelly Silva de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional-Fafire

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica-UFPE.

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Pernambuco. Brasil

Joelma Gomes Mendes, Universidade Salgado de Oliveira - Universo

Pós- Graduada  em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Universidade Salgado de Oliveira- Universo

E-mail: gomesjoelma974@gmail.com

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Trad.Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BIOTTO FILHO, D. Foregrounds e Matemática: você tem fome de quê?. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, n. 14, 20 dez. 2014.

BOGDAN, Robert. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.

BRASIL. Decreto Nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira -ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm.>. Acesso em: 12 jun. 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular –BNCC. Ministério da Educação Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira -ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira -FBEF. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2020.

CAULLEY, Darrel N. Document Analysis in Program Evaluation (N° 60 nasérie Paper and Report Series of the Research on Evaluation Program). Portland, Or. Northwest Regional Educational Laboratory, 1981.

CHIARELLO, Ana. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada de professores. 2014. Dissertação (Mestrado) -Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó –UNOCHAPECÓ, Chapecó, 2014.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MENDONÇA, Joseilda Machado. Educação Financeira Escolar na Educação Infantil: análise das atividades de material utilizado na Rede Municipal de Ensino do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco –UFPE, Recife, 2020.

MUNIZ, Ivail; JURKIEWICZ, Samuel. Educação econômico-financeira: uma nova perspectiva para o ensino médio. Actas del VII CIBEM ISSN 2301-0797. Montevideo, Uruguai, 2013.

MUNIZ, Ivail; JURKIEWICZ, Samuel. Tomada de decisão e trocas intertemporais: uma contribuição para a construção de Ambientes de Educação Financeira Escolar nas aulas de matemática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 6, p. 76-99, 2016.

OCDE/OECD –Organizationfor Economic and Co-Operation Development. Improving Financial Literacy. Analysis of Issues and Policies. Paris, 2005.

PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco. Caderno de Educação Infantil. Secretaria de Educação e Esportes, 2019.

PESSOA, Cristiane. Educação Financeira: O que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J.; CARVALHO, M. V.; ARAÚJO, F. (orgs.). Produção de conhecimentos na Pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Teresina: EDUPI, 2016.

SANTOS, Laís Thalita. Educação Financeira em nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores?2017. Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco –UFPE, Recife, 2017.

SESAME WORKSHOP. Gibizão. Iniciativa Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias. Metlife Foudation. Grupo Dsop. TV Cultura, 2016.

SILVA, Amarildo; POWELL, Arthur. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI ENEM, Curitiba, 2013.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA –Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP. Papirus, 2014.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

Mendonça, J. M., Oliveira, K. M. S. de, & Mendes, J. G. (2021). Educação Financeira Escolar: a leitura de imagens como possibilidade para o trabalho docente. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(2). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250484

Edição

Seção

Educação Financeira Escolar