Desenvolvimento de estratégias cognitivas com jogos digitais na educação não-formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.251035

Palavras-chave:

estratégias cognitivas, jogos digitais, ensino, aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso que analisa quais as estratégias cognitivas de aprendizagem utilizadas pelos estudantes que jogam jogos digitais tanto em contextos de aprendizagem dentro como fora  da  escola.  Como  estudo  de  caso,  enquadra-se  na  categoria  de  investigação  qualitativa.  O investigador  integrou-se  na  facilidade  de  aprendizagem  das  disciplinas  paraa  recolha  de  dados, seguindo  todos  os  protocolos  éticos  recomendados  para  a  investigação  envolvendo  disciplinas menores  de  idade.  Foram  utilizados  os  seguintes  instrumentos  de  recolha  de  dados:  diário  de investigação, questionário, e entrevistas, realizadas com adolescentes que jogam jogos digitais durante actividades de aprendizagem formal. A análise envolveu o cruzamento de dados e a verificação dos nossos  dados  em  relação  a  estdados indicam que os jogos digitais melhoram a utilização de estratégias cognitivas pelos estudantes e favorecem a aprendizagem baseada em competências e capacidades em detrimento dos conteúdos de aprendizagem formaludos  e  teorias  existentes,  bem  como  uma  produção  cartográfica. Os 

Biografia do Autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura). Foi professor da Educação Básica em escolas particulares, tutor no programa de formação continuada da Secretaria de Educação a Distância (MEC), professor tutor 1 na Universidade Tiradentes e professor no Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL. Integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, atualmente é líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal. É professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, onde exerceu a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Larissa Torres da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas. Concluiu o Ensino Médio integrado ao técnico em Informática no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no edital anterior, com o projeto Fábulas - Um caminho para o despertar da leitura e da escrita. Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o projeto Estratégias de Aprendizagem com Games no Ensino Fundamental. Bolsista do programa residência pedagógica.

Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação e pós-graduação; coordenadora do programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) PPGE/CEDU/UFAL; Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduich pela Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga - UNISA; Especialista em Educação em Valores Humanos-Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires- UBA; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Psicopedagogia, formação de professores, Tecnologia Assistiva, Inclusão e Ecoformação, novos Paradigmas, Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico; Membro da equipe de formadores da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) pelo Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva; Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC- Espanha), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático. UB.) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); líder do Grupo de Pesquisadora - GP-PAII (Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras) -UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868); Membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas (biênio 2018-2020) ; coordenadora do projeto PIBIC Mapeando e Difundindo Práticas de Aprendizagem Integradora na EaD biênio 2020-2022; coordenadora no projeto Práticas de Aprendizagem Integradora e Inovadoras (2018-2020)-UFAL; Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-UFAL, Avaliadora de projetos de fomento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Alagoas; Autora de mais de 20 artigos e livros.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Pimentel, F. S. C., Silva, L. T. da, & Alves, M. D. F. (2021). Desenvolvimento de estratégias cognitivas com jogos digitais na educação não-formal. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 12(4). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.251035

Edição

Seção

ARTIGOS