Desenvolvimento de estratégias cognitivas com jogos digitais na educação não-formal
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.251035Palabras clave:
estratégias cognitivas, jogos digitais, ensino, aprendizagemResumen
Este artigo apresenta um estudo de caso que analisa quais as estratégias cognitivas de aprendizagem utilizadas pelos estudantes que jogam jogos digitais tanto em contextos de aprendizagem dentro como fora da escola. Como estudo de caso, enquadra-se na categoria de investigação qualitativa. O investigador integrou-se na facilidade de aprendizagem das disciplinas paraa recolha de dados, seguindo todos os protocolos éticos recomendados para a investigação envolvendo disciplinas menores de idade. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: diário de investigação, questionário, e entrevistas, realizadas com adolescentes que jogam jogos digitais durante actividades de aprendizagem formal. A análise envolveu o cruzamento de dados e a verificação dos nossos dados em relação a estdados indicam que os jogos digitais melhoram a utilização de estratégias cognitivas pelos estudantes e favorecem a aprendizagem baseada em competências e capacidades em detrimento dos conteúdos de aprendizagem formaludos e teorias existentes, bem como uma produção cartográfica. Os
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