As frações e a teoria dos campos conceituais: um mapeamento de trabalhos publicados em eventos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251243

Palavras-chave:

Teoria dos Campos Conceituais, ensino de frações, educação matemática, gérard vergnaud, mapeamento

Resumo

O presente artigo, de natureza descritiva, apresenta o resultado de um mapeamento com enfoque na Teoria dos Campos Conceituais e o ensino das frações em trabalhos publicados no Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, no Encontro Nacional de Educação Matemática e no Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática com intuito de responder a seguinte indagação: o que dizem as pesquisas que apresentam a Teoria dos Campos Conceituais como subsídio para o ensino de Frações? Para tanto, foram criadas seções de modo a organizar e comparar os textos em estudo, destacando objetivo, justificativa, contexto das pesquisas, além do significado das frações, entre outros. Os dados coletados dão indícios para um baixo número de pesquisas sobre a temática, além de apontar lacunas que dizem respeito à formação de professores alinhada à Teoria dos Campos Conceituais e às frações e a pesquisas voltadas às investigações dos livros didáticos sobre a temática.

Biografia do Autor

Rosangela Ramon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004), especialização em Matemática - Formação de professor - pela UFSC e mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade estadual do Oeste do Paraná e bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). Tem experiência em educação presencial e a distância. É docente de Matemática do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Xanxerê,

Nagmar Ferreira de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Paranaense (2007). Especialização em ensino de Matemática e Física. Especialização em Educação Especial. Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática e é professora efetiva de matemática na rede estadual de ensino - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. 

Felipe Moraes Kurtz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Licenciatura - Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - campus Cascavel - PR.

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002).  Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá- UEM, atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Ramon, R., Souza, N. F. de, Kurtz, F. M., & Nogueira, C. M. I. (2022). As frações e a teoria dos campos conceituais: um mapeamento de trabalhos publicados em eventos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(2), 81–108. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251243

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ARTIGOS