As frações e a teoria dos campos conceituais: um mapeamento de trabalhos publicados em eventos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251243Palavras-chave:
Teoria dos Campos Conceituais, ensino de frações, educação matemática, gérard vergnaud, mapeamentoResumo
O presente artigo, de natureza descritiva, apresenta o resultado de um mapeamento com enfoque na Teoria dos Campos Conceituais e o ensino das frações em trabalhos publicados no Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, no Encontro Nacional de Educação Matemática e no Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática com intuito de responder a seguinte indagação: o que dizem as pesquisas que apresentam a Teoria dos Campos Conceituais como subsídio para o ensino de Frações? Para tanto, foram criadas seções de modo a organizar e comparar os textos em estudo, destacando objetivo, justificativa, contexto das pesquisas, além do significado das frações, entre outros. Os dados coletados dão indícios para um baixo número de pesquisas sobre a temática, além de apontar lacunas que dizem respeito à formação de professores alinhada à Teoria dos Campos Conceituais e às frações e a pesquisas voltadas às investigações dos livros didáticos sobre a temática.
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