Uma proposta para trabalhar polígonos nas aulas de matemática por meio da robótica educacional

Autores

  • Elisangela Pavanelo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá https://orcid.org/0000-0003-2926-5793
  • Henrique Maciel Cayres Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá https://orcid.org/0000-0002-6113-2547
  • Rogério Rodrigues dos Santos Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251610

Palavras-chave:

robótica educacional, construcionismo, LOGO, tecnologias digitais, educação matemática

Resumo

O presente artigo traz uma proposta de atividade que explora conceitos matemáticos de geometria, mais especificamente os polígonos, além de conceitos de programação comuns à Robótica Educacional. Esta proposta de trabalho está em consonância com a abordagem construcionista de Papert, uma vez que um ambiente com fundamentação robótica tipicamente requer a existência de programas responsáveis pela determinação do movimento dos robôs e é propício à experimentação. Inspirada, inicialmente, na linguagem de programação LOGO, a proposta de trabalho constitui uma sugestão de atividade para professores e estudantes da Educação Básica. A utilização do robô para a realização da atividade levou ao desenvolvimento de um software denominado “AutoPlay”, responsável pela comunicação entre o computador e o nosso robô. A análise dos referenciais teóricos conjuntamente com a elaboração das atividades permitiu concluirmos que, por meio destas atividades, temos a possibilidade de explorar com os alunos conceitos relacionados à matemática e programação de uma forma imersiva e relevante. Acreditamos que a presente proposta potencializa a exploração e compreensão dos conceitos, de forma a integrar elementos de Robótica Educacional na modernização do ensino de matemática para a Educação Básica.

Biografia do Autor

Elisangela Pavanelo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetá

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil(2014)
Professor Assistente Doutor da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE GUARATIN , Brasil

Unesp-FEG Campus Garatinguetá, departamento de Matemática. 

Área de atuação: Educação Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Formação de Professores de Matemática. 

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Pavanelo, E., Cayres, H. M., & Santos, R. R. dos. (2022). Uma proposta para trabalhar polígonos nas aulas de matemática por meio da robótica educacional. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(2), 1–28. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251610

Edição

Seção

ARTIGOS