Uma proposta para trabalhar polígonos nas aulas de matemática por meio da robótica educacional
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.251610Palavras-chave:
robótica educacional, construcionismo, LOGO, tecnologias digitais, educação matemáticaResumo
O presente artigo traz uma proposta de atividade que explora conceitos matemáticos de geometria, mais especificamente os polígonos, além de conceitos de programação comuns à Robótica Educacional. Esta proposta de trabalho está em consonância com a abordagem construcionista de Papert, uma vez que um ambiente com fundamentação robótica tipicamente requer a existência de programas responsáveis pela determinação do movimento dos robôs e é propício à experimentação. Inspirada, inicialmente, na linguagem de programação LOGO, a proposta de trabalho constitui uma sugestão de atividade para professores e estudantes da Educação Básica. A utilização do robô para a realização da atividade levou ao desenvolvimento de um software denominado “AutoPlay”, responsável pela comunicação entre o computador e o nosso robô. A análise dos referenciais teóricos conjuntamente com a elaboração das atividades permitiu concluirmos que, por meio destas atividades, temos a possibilidade de explorar com os alunos conceitos relacionados à matemática e programação de uma forma imersiva e relevante. Acreditamos que a presente proposta potencializa a exploração e compreensão dos conceitos, de forma a integrar elementos de Robótica Educacional na modernização do ensino de matemática para a Educação Básica.
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