A organização didática dos professores bilíngues marcada pelo seu habitus
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252801Palavras-chave:
educação de Jovens e adultos, campo, ostensivos, surdosResumo
O objetivo desse estudo é identificar na organização didática dos professores bilíngues (surdos e ouvintes) da mesma escola, com abordagem bilíngue para surdos, se apresentariam escolhas diferentes de ostensivos, particularmente relacionados às suas especificidades. Para empreender essa identificação apoiamo-nos nas noções de habitus e de campos propostas por Pierre Bourdieu, e também em alguns elementos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, em especial as noções de organizações matemática e didática, e de objetos ostensivos e não ostensivos. Percebemos que, as organizações didáticas, dos professores bilíngues (surdos e ouvintes), estão próximas da explicação de Bourdieu a respeito de habitus, ou seja, da incorporação de uma determinada estrutura social pelos indivíduos, influindo em seu modo de sentir, pensar e agir.
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