The didactic organization of bilingual teachers marked by their habitus

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252801

Keywords:

youth and adult education, field, habitus, ostensible, deaf

Abstract

The  aim  of  this  study  was  to  identify  whether  the  didactic  organizations  of  bilingual  teachers (deaf  and  hearing),  from  the  same  bilingual  school  for  the  deaf,  present  different  choices  of ostensives, particularly, related to their specificities. To undertake this identification, we rely on the  notions  of habitus  and  fields  proposed  by  Pierre  Bourdieu  (2004a),  and  also  on  some elements  of  the Anthropological Theory  of  Didactics  of Yves  Chevallard  (1999),  in  particular, the notions of mathematical and didactic organizations, and ostensive and non-ostensive objects. We realize that the teaching organizations of bilingual teachers (deaf and hearing) are close to Bourdieu's explanation regarding habitus, in other words, the incorporation of a particular social structure by individuals, influencing their way of feeling, thinking and acting.

Author Biographies

Nadjanara Ana Basso Morás, Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) e graduação em Letras/Libras - Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021); mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018); doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática ? Mestrado/Doutorado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019). Atualmente, sou professora da Secretaria da Educação do Estadual do Paraná e da Secretaria da Educação do Município de Foz do Iguaçu, na Escola Bilíngue para Surdos Lucas Silveira/APASFI. Pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEPeDiMa), no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática (GEPSEM), e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias (NIPEDICMT). Integrante do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática. Pesquiso na área da Educação Inclusiva, Educação Matemática Inclusiva e Educação de alunos surdos.

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática, mestrado em Matemática e doutorado em Educação. Professora  Universidade Estadual de Maringá- UEM e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Atua na área de Educação Inclusiva, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Educação de Surdos e em Epistemologia Genética. 

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia

Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia-UFBA, da Faculdade de Educação da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Graduado em Matemática (UFBA/UCSAL), Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior(EEAB), Mestre(UJF-França) e Doutor (UM2-França) em Didática das Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Didática das ciências com ênfase em Formação de professores que lecionam Matemática; pesquisa e desenvolvimento de dispositivos e situações didáticas para o ensino das ciências com enfase em tecnologias educacionais; análise de praxeologias; Inclusão; Teoria Antropológica do Didático-TAD; Teoria da Ação conjunta entre professor e estudantes; Jogos sérios; Etnomatemática, interculturalidade e saberes africanos e das diásporas africanas para enfrentamento do racismo. 

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Published

2022-08-24

How to Cite

Morás, N. A. B., Nogueira, C. M. I., & Farias, L. M. S. (2022). The didactic organization of bilingual teachers marked by their habitus. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(2), 320–336. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252801

Issue

Section

ARTIGOS