Contribuições da metodologia análise de erro para o ensino e aprendizagem da análise combinatória no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.253725Palavras-chave:
análise combinatória, análise de erro, ensino médio, princípio multiplicativoResumo
Esse estudo analisou as soluções de alunos do Ensino Médio ao resolverem questões de Análise Combinatória apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo deste trabalho é investigar de que modo a metodologia de ensino e aprendizagem Análise de Erros pode contribuir para a construção de conhecimentos em Análise Combinatória. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário sobre o perfil do aluno, uma atividade diagnóstica com questões do ENEM abordando os principais conceitos do conteúdo escolar da Análise Combinatória, e uma entrevista clínica. Por meio da metodologia da Análise de Erro, foi possível elaborar uma classificação das respostas dos estudantes na atividade diagnóstica, pela qual foram mapeados os tipos de erros e acertos com relação ao conteúdo. Os resultados mostraram que os participantes da investigação apresentaram maior domínio no uso do Princípio Multiplicativo. As fórmulas de Arranjo e Combinação foram as que mais estiveram relacionadas ao uso incorreto para os cálculos das possibilidades. A metodologia de Análise de Erro contribui para o ensino e aprendizagem da Análise Combinatória na medida em que abre espaço para o aluno rever a sua resolução, refletir sobre ela com a orientação do professor e rever suas estratégias. Este processo pode contribuir com a construção do conhecimento matemático pelo aluno.Referências
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