Tecnologias digitais na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254215

Palavras-chave:

uso de tecnologias digitais, formação inicial, formação continuada, ensino remoto

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo guiado por elementos da pesquisa bibliográfica e do Estado da Arte, envolvendo artigos publicados em revistas on-line, contemplando a temática sobre o uso das Tecnologias Digitais na Formação de Professores na última década. Com o objetivo de conhecer as pesquisas envolvendo as Tecnologias Digitais na Formação de Professores no marco temporal de 2011 a 2021, para compreender o que é proposto para os professores, nessa perspectiva, assim como, tentar identificar se há impactos ou implicações relacionadas às formações recebidas com as práticas diárias dos professores. Para tal, foi feito leitura e análise de 10 artigos, sendo cinco destes, publicados antes do período de pandemia da Covid-19 e cinco nos anos de 2020 e 2021. Os resultados apontam acerca da real necessidade formativa dos professores, mediante a evolução tecnológica ocorrida na sociedade, de forma que se possa envolver o uso das tecnologias digitais na formação inicial e/ou continuada, ligando-as à prática docente diária, assim como, investimentos em políticas públicas voltadas para a inserção e expansão do uso das tecnologias no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Vilma Luísa Siegloch Barros, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Professora de Matemática do Instituto Federal do Acre - IFAC, Regime de Dedicação Exclusiva - DE, com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (MPECIM -UFAC -2013 - 2016); Pós-Graduação em Metodologias do Ensino para Matemática e Física (FACINTER -2010 - 2012); Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC - 2006 - 2010); Atualmente atua como Professora Orientadora do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Rio Branco na área de Matemática; Doutoranda da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Polo Acadêmico Universidade do Estado do Amazonas - UEA, tendo como Polo Central a Universidade Federal do Pará - UFPA. Tem experiência como professora de Matemática, atuando em cursos de Nível Médio, Subsequentes e Cursos Superiores.

Maria Clara Silva-Forsberg, Universidade Estadual do Amazonas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Ecologia, área de pesquisa em Ecologia Humana pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1991) e doutorado em Ciências Ambientais (Environmental Science, School of Public and Environmental Affairs - SPEA) - Indiana University (1999).

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980), mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB (2000) e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Pós- Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.Professora da Universidade de Cuiabá.. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade de Cuiabá- UNIC. Coordenadora do Comitê de Ética - CEP - UNIC, Resolução nº. 21/2020, Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR . Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá- MT - Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer - UNIC.e Grupo de estudos em formação de professores, cultura digital e infância- UNIC.

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Barros, V. L. S., Silva-Forsberg, M. C., & Maciel, C. M. L. A. (2022). Tecnologias digitais na formação de professores. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(2), 60–80. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254215

Edição

Seção

ARTIGOS