Possibilidades do contexto pandêmico COVID-19 para a educação estatística: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.256603

Palavras-chave:

Educação Estatística, Letramento Estatístico, pandemia da COVID-19, educação escolar, temas contemporâneos

Resumo

A pandemia COVID-19 é um evento epidemiológico mundial em que é demonstrado o poder da informação, ciência, matemática e estatística para compreender políticas e impactos sobre o comportamento dos cidadãos e a saúde pública. O acesso das pessoas à informação estatística relacionada com a pandemia exigiu a mobilização de conhecimentos técnicos e das suas experiências e conhecimentos contextuais. Além disso, para analisar criticamente a disseminação de dados imprecisos ou errados e a proliferação de desinformação, a população em geral necessita de desenvolver o letramento estatístico, o que lhe permitirá identificar e evitar ser influenciado por dados estatísticos enganosos. A crise sanitária resultante da pandemia acrescenta-se a outros problemas urgentes que afligem a humanidade. Neste contexto desafiante, parece importante repensar o papel da educação matemática e da educação estatística. Este artigo visa refletir sobre como a educação estatística baseada nas orientações do currículo e no envolvimento dos professores na implementação de projetos sobre temas contemporâneos transversais, pode tornar as pessoas mais solidárias e conscientes do seu papel no mundo pós-pandêmico.

Biografia do Autor

Irene Mauricio Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Brasil

Doctor in Mathematics Education

Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil

PhD in Mathematics Education

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil

Doctor in Education

Rafael Nicolau Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil

Doctor in Sociology

Carolina Fernandes de Carvalho, Instituto de Educação (Ulisboa), Lisboa, Portugal

Doctor in Educational Psychology

Referências

AINLEY, J.; GOULD, R.; PRATT, D. Learning to reason from samples: commentary from the perspectives of task design and the emergence of “big data”. Educational Studies in Mathematics, v. 88, n. 3, p. 405-412, 2015.

AGUILAR, M.S., CASTANEDA, A. What mathematical competencies does a citizen needs to interpret Mexico’s official information about the COVID-19 pandemic? Educational Studies in Mathematics. v. 108, n. 1, p. 227-248, 2021.

BATANERO, C.; BOROVCNIK, M. Statistics and Probability in High School. Sense, 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Brasília: MEC, 2019a.

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília: MEC, 2019b.

BRENNEN, J. S.; SIMON, F. M.; HOWARD, P. N.; NIELSEN, R. K. Types, sources, and claims of COVID-19 misinformation. Reuters Institute, 2020.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2021). Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, 2021. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica

CARVALHO, C.; SOLOMON, Y. Supporting statistical literacy: What do culturally relevant/realistic tasks show us about the nature of pupil engagement with statistics? International Journal of Educational Research, v. 55, p. 57-65, 2012.

CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da Estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. Publicatio UEPG: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, v. 16, n. 1, p. 45-53, 2008.

CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (org.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010, p. 9-18.

CAZORLA, I. M.; RAMOS, K. L.; JESUS, R. L. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica: lições que podem ser aprendidas a partir da Feira de Ciências e Matemática da Bahia – Feciba. In: SATELLITE CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR STATISTICAL EDUCATION (IASE), 2015, Rio de Janeiro. Proceedings […]. Rio de Janeiro: IASE, 2015.

D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics: Link between traditions and modernity. Sense, 2006.

D'AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 7-16, 2008.

ENGEL, J. Statistical literacy and society. In: Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 3., 2019, Granada. Actas […] Granada: Universidad de Granada, 2019. p. 1-17.

FRANÇOIS, K.; MONTEIRO, C.; ALLO, P. Big-data literacy as a new vocation for statistical literacy. Statistics Education Research Journal, v. 19, n. 1, p. 194-205, 2020.

FRANKENSTEIN, M. Critical Mathematics Education: an application of Paulo Freire’s Epistemology. Journal of Education, v. 165, n. 4, p. 315-339, 1983.

FRANKENSTEIN, M. Breaking down the dichotomy between teaching and learning mathematics. In: FREIRE, P.; FRASER, J.; MACEDO, D. (ed.) Mentoring the mentor: A critical dialogue with Paulo Freire. London: Peter Lang, 1997, p. 59-88.

FRANKENSTEIN, M. Reading the world with maths: goals for a critical mathematical literacy curriculum. In: International Mathematics Education and Society – MES, 1., 1998, Nottingham. Proceedings […]. Nottingham: MES, 1998.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. London: Penguin, 1972.

FREIRE, P. Pedagogy of hope. London: Continuum, 2003.

FREIRE, P. Pedagogy of the city. London: Continuum, 1993.

Fundação Getúlio Vargas - Departamento de Análise de Políticas Públicas (FGV-DAPP). Desinformação na era digital: amplificações e panorama das Eleições 2018. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

G1-Globo. Manaus vive colapso com hospitais sem oxigênio, doentes levados a outros estados, cemitérios sem vagas e toque de recolher. Rio de Janeiro: globo.com, 2021. https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/01/14/covid-19-manaus-vive-colapso-com-hospitais-sem-oxigenio-doentes-levados-a-outros-estados-cemiterios-sem-vagas-e-toque-de-recolher.ghtml

GAL, I. Adult statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.

GAL, I. (2019) Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 3., 2019, Granada. Actas […] Granada: Universidad de Granada, 2019.

GIORDANO, C.; ARAÚJO, J.; COUTINHO, C. Educação Estatística e a Base Nacional Comum Curricular: O Incentivo aos Projetos. REVEMAT, v. 14, p. 1-20, 2019.

GUTSTEIN, E. Teaching and learning mathematics for social justice in a urban, latino school. Journal for Research in Mathematics Education, n. 34, n. 1, p. 37-73, 2003.

HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das letras, 2018.

HENRIQUES, C. M. P. A dupla epidemia: febre amarela e desinformação. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, v. 12, n. 1, p. 9-13, 2018.

HORTON, R. Offline: COVID-19 is not a pandemic. The Lancet, v. 396, n. 10225, p. 874, 2020.

HUFF, D. How to lie with statistics. London: Penguin, 1991.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da população do Brasil e das unidades da Federação, 2020. https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/

IMPERIAL COLLEGE LONDON. Short-term forecasts of COVID-19 deaths in multiple countries. WHO Collaborating Centre for Infectious Disease Modelling within MTR Centre for Global Infectious Disease Analysis, J-IDEA, 2020a. https://mrc-ide.github.io/COVID19-short-term-forecasts/index.html

IMPERIAL COLLEGE LONDON. The Global Impact of COVID-19 and Strategies for Mitigation and Suppression. WHO Collaborating Centre for Infectious Disease Modelling within the MRC Centre for Global Infectious Disease Analysis, J-IDEA, 2020b. https://www.cos.ufrj.br/arquivos/COVID19/Imperial-College-COVID19-Global-Impact-26-03-2020.pdf

International Diabetes Federation (IFD). IFD Diabetes Atlas, 9. ed., 2019. https://www.diabetesatlas.org/upload/resources/2019/IDF_Atlas_9th_Edition_2019.pdf

IRETON, C.; POSETTI, J. Journalism, fake news & disinformation: handbook for journalism education and training. UNESCO, 2018.

JONES, C. Interdisciplinary Approach - Advantages, Disadvantages, and the Future Benefits of Interdisciplinary Studies, ESSAI, v. 7, n. 1, p. 76-81, 2009.

KOUZY, R.; JAOUDE, j. A.; KRAITEM, A.; EL ALAM, M. B.; KARAM, B.; ADIB, E.; ZARKA, J.; TRABOULSI, C.; AKL, E. W.; BADDOUR, K. Coronavirus Goes Viral: Quantifying the COVID-19 Misinformation Epidemic on Twitter. Cureus, v. 12, n. 3, e7255, 2020.

KUNTZE, S. (2016). Understanding statistics about society between statistical thinking and critical thinking the role of individual context knowledge. In: Roundtable Conference of the International Association of Statistics Education (IASE), 2016, Berlin. Proceedings […]. Berlin: ISI/IASE, 2016, p. 1-9.

LENOIR, Y.; HASNI, A. Interdisciplinarity in Primary and Secondary School: Issues and Perspectives. Creative Education, v. 7, p. 2433-2458, 2016.

LÔBO, W.; CAZORLA, I. M. Ensino de Estatística e o cuidado com a saúde do adolescente. Educação Matemática em Revista, v. 20, n. 1, p. 120-129, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde Coronavírus - Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. https://COVID.saude.gov.br/

MONTEIRO, C.; AINLEY, J. Investigating the interpretation of media graphs among student teachers. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 2, n. 3, p. 187-207, 2007.

NATIONAL GEOGRAPHICS. How some cities ‘flattened the curve’ during the 1918 flu pandemic. STROCHLIC, N.; CHAMPINE, R., 2020. https://www.nationalgeographic.com/history/2020/03/how-cities-flattened-curve-1918-spanish-flu-pandemic-coronavirus/

NICHOLSON, J.; GAL, I.; RIDGWAY, J. Understanding civic statistics: A conceptual framework and its educational applications. A product of the Erasmus + EU funded programme ProCivicStat Project Promoting Civic Engagement via Exploration of Evidence: Challenges for Statistics Education. 2018. http://iase-web.org/islp/pcs/documents/Conceptual_framework_long.pdf?1543033025

OLIVEIRA, H.; HENRIQUES, A. Um Quadro de Análise do Conhecimento Estatístico para Ensinar de Futuros Professores. Boletim GEPEM, v. 64, p. 104–115, 2014.

QUEIROZ, T.; MONTEIRO, C.; CARVALHO, L.; FRANÇOIS, K. Interpretation of statistical data: the importance of affective expressions. Statistics Education Research Journal, v. 16, n. 1, p. 163-180, 2017.

RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L. J.; MUÑIZ-RODRÍGUEZ, L.; VÁSQUEZ, C.; ALSINA, A. ¿Cómo promover la alfabetización estadística y de datos en contexto? Estrategias y recursos a partir de la COVID-19 para Educación Secundaria. Números, v. 104, p. 217-238, 2020.

SAMÁ, S.; CAZORLA, I.; VELASQUE, L.; DINIZ, L.; NASCIMENTO, L. Reflexões Sobre o Papel da Educação Estatística na Formação de Professores no Contexto da Pandemia da COVID-19. JIEEM, v. 13, n. 4, p. 437-449, 2020.

SCHLEICHER, A. PISA 2018: Insights and Interpretations. OECD, 2019.

SINGER, M.; BULLED, N.; OSTRACH, B.; MENDENHALL, E. Syndemics and the biosocial conception of health. The Lancet, v. 389, p. 941-950, 2017.

SKOVSMOSE, O. Towards a philosophy of critical mathematics education. Kluwer, 1994.

SKOVSMOSE, O. Desafios da educação matemática. Campinas: Papirus, 2008.

THE NEW YORK TIMES. How Trump Consultants Exploited the Facebook Data of Millions, 2018. https://www.nytimes.com/2018/03/17/us/politics/cambridge-analytica-trump-campaign.html

TUFTE, E. The Visual Display of Quantitative Information. Graphics Press, 2001.

VATTER, T. Civic Mathematics: fundamentals in the context of social issues. Teacher Ideas Press, 1996.

WANG, W.; TANG, J.; WEI, F. Updated understanding of the outbreak of 2019 novel coronavirus (2019-nCoV) in Wuhan, China. Journal of Medical Virology, v. 92, n. 4, p. 441–447, 2020.

WILD, C.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, p. 223-265, 1999.

WILLIAMS, J.; ROTH, W.; SWANSON, D.; DOIG, B.; GROVES, S.; OMUVWIE, M.; FERRI, R. B.; MOUSOULIDES, N. Interdisciplinary mathematics education: A state of the art. Switzerland: Spring, 2016.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease 2019 (COVID-19) – Situation Report 56. Geneve: WHO, 2020. https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-COVID-19.pdf

WORLDOMETERS. Coronavirus Update (Live): Cases and Deaths from COVID-19 Virus Pandemic, 2021. https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries

ZAPATA-CARDONA, L. Enseñanza de la estadística desde una perspectiva crítica. Yupana, v. 10, n. 16, p. 30-41, 2018.

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Cazorla, I. M., Monteiro, C. E. F., Carvalho, L. M. T. L. de, Carvalho, R. N., & Carvalho, C. F. de. (2023). Possibilidades do contexto pandêmico COVID-19 para a educação estatística: algumas reflexões. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 14(3), 201–223. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.256603

Edição

Seção

ARTIGOS