Possibilidades do contexto pandêmico COVID-19 para a educação estatística: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2023.256603Palavras-chave:
Educação Estatística, Letramento Estatístico, pandemia da COVID-19, educação escolar, temas contemporâneosResumo
A pandemia COVID-19 é um evento epidemiológico mundial em que é demonstrado o poder da informação, ciência, matemática e estatística para compreender políticas e impactos sobre o comportamento dos cidadãos e a saúde pública. O acesso das pessoas à informação estatística relacionada com a pandemia exigiu a mobilização de conhecimentos técnicos e das suas experiências e conhecimentos contextuais. Além disso, para analisar criticamente a disseminação de dados imprecisos ou errados e a proliferação de desinformação, a população em geral necessita de desenvolver o letramento estatístico, o que lhe permitirá identificar e evitar ser influenciado por dados estatísticos enganosos. A crise sanitária resultante da pandemia acrescenta-se a outros problemas urgentes que afligem a humanidade. Neste contexto desafiante, parece importante repensar o papel da educação matemática e da educação estatística. Este artigo visa refletir sobre como a educação estatística baseada nas orientações do currículo e no envolvimento dos professores na implementação de projetos sobre temas contemporâneos transversais, pode tornar as pessoas mais solidárias e conscientes do seu papel no mundo pós-pandêmico.
Referências
AINLEY, J.; GOULD, R.; PRATT, D. Learning to reason from samples: commentary from the perspectives of task design and the emergence of “big data”. Educational Studies in Mathematics, v. 88, n. 3, p. 405-412, 2015.
AGUILAR, M.S., CASTANEDA, A. What mathematical competencies does a citizen needs to interpret Mexico’s official information about the COVID-19 pandemic? Educational Studies in Mathematics. v. 108, n. 1, p. 227-248, 2021.
BATANERO, C.; BOROVCNIK, M. Statistics and Probability in High School. Sense, 2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Brasília: MEC, 2019a.
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília: MEC, 2019b.
BRENNEN, J. S.; SIMON, F. M.; HOWARD, P. N.; NIELSEN, R. K. Types, sources, and claims of COVID-19 misinformation. Reuters Institute, 2020.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2021). Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, 2021. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica
CARVALHO, C.; SOLOMON, Y. Supporting statistical literacy: What do culturally relevant/realistic tasks show us about the nature of pupil engagement with statistics? International Journal of Educational Research, v. 55, p. 57-65, 2012.
CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O papel da Estatística na leitura do mundo: o letramento estatístico. Publicatio UEPG: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, v. 16, n. 1, p. 45-53, 2008.
CAZORLA, I. M.; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In: CAZORLA, I.; SANTANA, E. (org.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010, p. 9-18.
CAZORLA, I. M.; RAMOS, K. L.; JESUS, R. L. Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica: lições que podem ser aprendidas a partir da Feira de Ciências e Matemática da Bahia – Feciba. In: SATELLITE CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR STATISTICAL EDUCATION (IASE), 2015, Rio de Janeiro. Proceedings […]. Rio de Janeiro: IASE, 2015.
D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics: Link between traditions and modernity. Sense, 2006.
D'AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 7-16, 2008.
ENGEL, J. Statistical literacy and society. In: Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 3., 2019, Granada. Actas […] Granada: Universidad de Granada, 2019. p. 1-17.
FRANÇOIS, K.; MONTEIRO, C.; ALLO, P. Big-data literacy as a new vocation for statistical literacy. Statistics Education Research Journal, v. 19, n. 1, p. 194-205, 2020.
FRANKENSTEIN, M. Critical Mathematics Education: an application of Paulo Freire’s Epistemology. Journal of Education, v. 165, n. 4, p. 315-339, 1983.
FRANKENSTEIN, M. Breaking down the dichotomy between teaching and learning mathematics. In: FREIRE, P.; FRASER, J.; MACEDO, D. (ed.) Mentoring the mentor: A critical dialogue with Paulo Freire. London: Peter Lang, 1997, p. 59-88.
FRANKENSTEIN, M. Reading the world with maths: goals for a critical mathematical literacy curriculum. In: International Mathematics Education and Society – MES, 1., 1998, Nottingham. Proceedings […]. Nottingham: MES, 1998.
FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. London: Penguin, 1972.
FREIRE, P. Pedagogy of hope. London: Continuum, 2003.
FREIRE, P. Pedagogy of the city. London: Continuum, 1993.
Fundação Getúlio Vargas - Departamento de Análise de Políticas Públicas (FGV-DAPP). Desinformação na era digital: amplificações e panorama das Eleições 2018. Rio de Janeiro: FGV, 2018.
G1-Globo. Manaus vive colapso com hospitais sem oxigênio, doentes levados a outros estados, cemitérios sem vagas e toque de recolher. Rio de Janeiro: globo.com, 2021. https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2021/01/14/covid-19-manaus-vive-colapso-com-hospitais-sem-oxigenio-doentes-levados-a-outros-estados-cemiterios-sem-vagas-e-toque-de-recolher.ghtml
GAL, I. Adult statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.
GAL, I. (2019) Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 3., 2019, Granada. Actas […] Granada: Universidad de Granada, 2019.
GIORDANO, C.; ARAÚJO, J.; COUTINHO, C. Educação Estatística e a Base Nacional Comum Curricular: O Incentivo aos Projetos. REVEMAT, v. 14, p. 1-20, 2019.
GUTSTEIN, E. Teaching and learning mathematics for social justice in a urban, latino school. Journal for Research in Mathematics Education, n. 34, n. 1, p. 37-73, 2003.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das letras, 2018.
HENRIQUES, C. M. P. A dupla epidemia: febre amarela e desinformação. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, v. 12, n. 1, p. 9-13, 2018.
HORTON, R. Offline: COVID-19 is not a pandemic. The Lancet, v. 396, n. 10225, p. 874, 2020.
HUFF, D. How to lie with statistics. London: Penguin, 1991.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da população do Brasil e das unidades da Federação, 2020. https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/
IMPERIAL COLLEGE LONDON. Short-term forecasts of COVID-19 deaths in multiple countries. WHO Collaborating Centre for Infectious Disease Modelling within MTR Centre for Global Infectious Disease Analysis, J-IDEA, 2020a. https://mrc-ide.github.io/COVID19-short-term-forecasts/index.html
IMPERIAL COLLEGE LONDON. The Global Impact of COVID-19 and Strategies for Mitigation and Suppression. WHO Collaborating Centre for Infectious Disease Modelling within the MRC Centre for Global Infectious Disease Analysis, J-IDEA, 2020b. https://www.cos.ufrj.br/arquivos/COVID19/Imperial-College-COVID19-Global-Impact-26-03-2020.pdf
International Diabetes Federation (IFD). IFD Diabetes Atlas, 9. ed., 2019. https://www.diabetesatlas.org/upload/resources/2019/IDF_Atlas_9th_Edition_2019.pdf
IRETON, C.; POSETTI, J. Journalism, fake news & disinformation: handbook for journalism education and training. UNESCO, 2018.
JONES, C. Interdisciplinary Approach - Advantages, Disadvantages, and the Future Benefits of Interdisciplinary Studies, ESSAI, v. 7, n. 1, p. 76-81, 2009.
KOUZY, R.; JAOUDE, j. A.; KRAITEM, A.; EL ALAM, M. B.; KARAM, B.; ADIB, E.; ZARKA, J.; TRABOULSI, C.; AKL, E. W.; BADDOUR, K. Coronavirus Goes Viral: Quantifying the COVID-19 Misinformation Epidemic on Twitter. Cureus, v. 12, n. 3, e7255, 2020.
KUNTZE, S. (2016). Understanding statistics about society between statistical thinking and critical thinking the role of individual context knowledge. In: Roundtable Conference of the International Association of Statistics Education (IASE), 2016, Berlin. Proceedings […]. Berlin: ISI/IASE, 2016, p. 1-9.
LENOIR, Y.; HASNI, A. Interdisciplinarity in Primary and Secondary School: Issues and Perspectives. Creative Education, v. 7, p. 2433-2458, 2016.
LÔBO, W.; CAZORLA, I. M. Ensino de Estatística e o cuidado com a saúde do adolescente. Educação Matemática em Revista, v. 20, n. 1, p. 120-129, 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde Coronavírus - Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. https://COVID.saude.gov.br/
MONTEIRO, C.; AINLEY, J. Investigating the interpretation of media graphs among student teachers. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 2, n. 3, p. 187-207, 2007.
NATIONAL GEOGRAPHICS. How some cities ‘flattened the curve’ during the 1918 flu pandemic. STROCHLIC, N.; CHAMPINE, R., 2020. https://www.nationalgeographic.com/history/2020/03/how-cities-flattened-curve-1918-spanish-flu-pandemic-coronavirus/
NICHOLSON, J.; GAL, I.; RIDGWAY, J. Understanding civic statistics: A conceptual framework and its educational applications. A product of the Erasmus + EU funded programme ProCivicStat Project Promoting Civic Engagement via Exploration of Evidence: Challenges for Statistics Education. 2018. http://iase-web.org/islp/pcs/documents/Conceptual_framework_long.pdf?1543033025
OLIVEIRA, H.; HENRIQUES, A. Um Quadro de Análise do Conhecimento Estatístico para Ensinar de Futuros Professores. Boletim GEPEM, v. 64, p. 104–115, 2014.
QUEIROZ, T.; MONTEIRO, C.; CARVALHO, L.; FRANÇOIS, K. Interpretation of statistical data: the importance of affective expressions. Statistics Education Research Journal, v. 16, n. 1, p. 163-180, 2017.
RODRÍGUEZ-MUÑIZ, L. J.; MUÑIZ-RODRÍGUEZ, L.; VÁSQUEZ, C.; ALSINA, A. ¿Cómo promover la alfabetización estadística y de datos en contexto? Estrategias y recursos a partir de la COVID-19 para Educación Secundaria. Números, v. 104, p. 217-238, 2020.
SAMÁ, S.; CAZORLA, I.; VELASQUE, L.; DINIZ, L.; NASCIMENTO, L. Reflexões Sobre o Papel da Educação Estatística na Formação de Professores no Contexto da Pandemia da COVID-19. JIEEM, v. 13, n. 4, p. 437-449, 2020.
SCHLEICHER, A. PISA 2018: Insights and Interpretations. OECD, 2019.
SINGER, M.; BULLED, N.; OSTRACH, B.; MENDENHALL, E. Syndemics and the biosocial conception of health. The Lancet, v. 389, p. 941-950, 2017.
SKOVSMOSE, O. Towards a philosophy of critical mathematics education. Kluwer, 1994.
SKOVSMOSE, O. Desafios da educação matemática. Campinas: Papirus, 2008.
THE NEW YORK TIMES. How Trump Consultants Exploited the Facebook Data of Millions, 2018. https://www.nytimes.com/2018/03/17/us/politics/cambridge-analytica-trump-campaign.html
TUFTE, E. The Visual Display of Quantitative Information. Graphics Press, 2001.
VATTER, T. Civic Mathematics: fundamentals in the context of social issues. Teacher Ideas Press, 1996.
WANG, W.; TANG, J.; WEI, F. Updated understanding of the outbreak of 2019 novel coronavirus (2019-nCoV) in Wuhan, China. Journal of Medical Virology, v. 92, n. 4, p. 441–447, 2020.
WILD, C.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, p. 223-265, 1999.
WILLIAMS, J.; ROTH, W.; SWANSON, D.; DOIG, B.; GROVES, S.; OMUVWIE, M.; FERRI, R. B.; MOUSOULIDES, N. Interdisciplinary mathematics education: A state of the art. Switzerland: Spring, 2016.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease 2019 (COVID-19) – Situation Report 56. Geneve: WHO, 2020. https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-COVID-19.pdf
WORLDOMETERS. Coronavirus Update (Live): Cases and Deaths from COVID-19 Virus Pandemic, 2021. https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries
ZAPATA-CARDONA, L. Enseñanza de la estadística desde una perspectiva crítica. Yupana, v. 10, n. 16, p. 30-41, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Irene Mauricio Cazorla, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Rafael Nicolau Carvalho, Carolina Fernandes Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

