As relações contratuais entre o professor e alunos frente à distinção entre figuras geométricas planas e espaciais no 6o ano do Ensino Fundamental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.257039

Parole chiave:

relações contratuais, negociação, ruptura, renegociação, marcas de contrato

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar dados encontrados, a partir de análises realizadas, sobre as relações contratuais estabelecidas entre professor e alunos de um 6º ano do ensino fundamental frente ao saber geométrico Figuras Planas e Espaciais. Esta pesquisa de campo de abordagem qualitativa teve por base teórica a noção de contrato didático, teorizado inicialmente por Brousseau, que, sendo um dos principais elementos da Teoria das Situações Didáticas, fornece os meios para compreensão dos acordos presentes nas relações estabelecidas na sala de aula de matemática. Os participantes foram 40 alunos de uma turma de 6º ano da rede pública estadual da cidade de Pesqueira - PE e sua professora de matemática. Os dados foram coletados a partir da observação, gravação em áudio e vídeo e as respectivas transcrições das aulas que ocorreram nessa turma com foco principal na apresentação e distinção entre Figuras Planas e Espaciais, sendo analisados à luz da literatura. Os resultados dão suporte para melhor compreender como se dão as relações estabelecidas entre professor e alunos, fornecendo informações acerca de como os contratos didáticos se desenrolam, percebendo suas negociações, rupturas, renegociações e indicando possíveis marcas de outros contratos didáticos, além da compreensão de como os atores interagem uns com os outros nas situações vivenciadas na sala de aula.

Biografie autore

Maria Janiely de Siqueira Gomes, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM da universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA (2018). Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPE - Campus Pesqueira (2014).

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio na Universidad Complutense de Madrid (2015). Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática do Centro de Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Fernando Emílio Leite de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Formação dos Professores de Belo Jardim (1998), Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e Doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira e professor colaborador na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).

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Pubblicato

2024-07-15

Come citare

Gomes, M. J. de S., Menezes, M. B. de, & Almeida, F. E. L. de. (2024). As relações contratuais entre o professor e alunos frente à distinção entre figuras geométricas planas e espaciais no 6o ano do Ensino Fundamental. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.257039

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS