A interdisciplinaridade entre Geometria e Artes Visuais com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260017

Palavras-chave:

Geometria, Artes Visuais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vem ganhando um protagonismo cada vez maior em nossa sociedade. A transformação digital acelerou os processos e foi incorporada ao nosso cotidiano, impactando cada vez mais nas nossas relações diárias. No âmbito da Educação, as TICs têm permitido formas diferenciadas de ensinar, favorecendo a aprendizagem significativa. Práticas pedagógicas que combinam a Geometria com Artes Visuais com o uso de TIC possibilitam uma abordagem diferenciada que potencializa o processo ensino-aprendizagem da Matemática. A adoção dessas práticas tem como objetivo melhorar o aprendizado de Matemática por parte dos alunos da Educação Básica, bem como melhorar o processo ensino-aprendizagem de Matemática nas turmas de Educação Básica. A metodologia compreende a elaboração de uma Sequência Didática (SD) onde se faz presente o uso de TIC no desenvolvimento das atividades propostas, conforme uma lógica sequencial, que possibilitará uma melhor percepção das formas geométricas, intensificando a percepção dos alunos com relação a existência dessas formas geométricas em nosso cotidiano. Com isso, aluno poderá ampliar a compreensão sobre os elementos geométricos a partir de conceitos abordados em uma SD que foi avaliada por professores de Matemática que certificaram sua eficácia.

Biografia do Autor

Leonardo Monteiro Trotta, Centro Universitário UniCarioca

Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Mestre em Letras pela UFRJ
Centro Universitário UniCarioca - Rio de Janeiro - Brasil

Luciane Medeiros de Souza Conrado, Centro Universitário UniCarioca

Doutora em Letras pela UFF. Mestre em Ciências da Arte pela UFF
Centro Universitário UniCarioca - Rio de Janeiro - Brasil

Marco Aurélio Cerqueira Teixeira, Centro Universitário UniCarioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário UniCarioca
Centro Universitário UniCarioca - Rio de Janeiro - Brasil

Referências

ANDRADE, José Carlos de. Conceito e História da Geometria. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/0LSy6MnOlHU. Acesso em 17 de out. 2021.

ANTONAZZI, Helena Maria. Matemática e arte: uma associação possível. Porto Alegre, 2005. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.

BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sistema de consulta ao IDEB. 2020. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. PISA 2018. Relatório Brasil no PISA 2018 versão preliminar. Brasília, DF: INEP/MEC, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/PISA/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

CARVALHO, Joaquim Francisco de. Evolução do pensamento matemático, das origens aos nossos dias. Artigos e Ensaios. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252012000200021. Acesso em: 12 out. 2021.

CASTELLAR, Sonia M. Vanzella. Metodologias ativas: sequências didáticas. 1 ed. - São Paulo: FTD, 2016.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. São Paulo: Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a08v31n1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. Revista Zetetiké, 3(4): 1-36. 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877/15035. Acesso em: 30 set. 2020.

FORTUNA, M. Arte abstrata: uma comunicação peculiar; os audiovisuais a serviço do abstracionismo. In: Anais do Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: UnB. 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0428-1.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.

FRAZÃO, Dilva. Biografia de Wassily Kandinsky. 2021. Disponível em: https://www.ebiografia.com/wassily_kandinsky/. Acesso em: 10 jul. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: Editora Livros Técnicos e Científicos, 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. 3 ed. Campinas: Papirus Editora, 2020.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas: Papirus Editora, 2016.

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A educação matemática em revista. Geometria. Blumenau, número 04, p.03-13, 1995.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

KRAEMER, M. E. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. 2005. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1310/1300. Acesso em: 30 mar. 2021.

MARCELO. Kandinsky e a arte abstrata. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/qBSUZ2adi7Y. Acesso em 17 de out. 2021.

MORAN, J. M., MASSETTO, M. T., BEHRENS M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2006.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3ª ed. São Paulo: Cortez; 2001.

MOTA, Marcus. Entre música e pintura: Kandinsky e a composição multissensorial. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021.

PENNICK, Nigel. Geometria sagrada: Simbolismo e Intenção nas Estruturas Religiosas. 10. ed. São Paulo: Pensamento, 2009.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/76/107. Acesso em: 30 de ago. 2020.

PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006.

SOUSA, Adriana. Geometria no cotidiano. Youtube. Disponível em: https://youtu.be/XuJpwCFL1xA. Acesso em 17 de out. 2021.

SPINELLI, W. A construção do conhecimento entre o abstrair e o contextualizar: o caso do ensino da Matemática. 138 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

TEIXEIRA, Marco Aurélio Cerqueira. A abstração de Wassily Kandinsky. Artsteps, 2021. Disponível em: https://www.artsteps.com/view/60b97d331d145ad299964336?currentUser. Acesso em: 11 de jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Trotta, L. M., Conrado, L. M. de S., & Teixeira, M. A. C. (2024). A interdisciplinaridade entre Geometria e Artes Visuais com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260017

Edição

Seção

ARTIGOS