A interdisciplinaridade entre Geometria e Artes Visuais com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260017Palavras-chave:
Geometria, Artes Visuais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vem ganhando um protagonismo cada vez maior em nossa sociedade. A transformação digital acelerou os processos e foi incorporada ao nosso cotidiano, impactando cada vez mais nas nossas relações diárias. No âmbito da Educação, as TICs têm permitido formas diferenciadas de ensinar, favorecendo a aprendizagem significativa. Práticas pedagógicas que combinam a Geometria com Artes Visuais com o uso de TIC possibilitam uma abordagem diferenciada que potencializa o processo ensino-aprendizagem da Matemática. A adoção dessas práticas tem como objetivo melhorar o aprendizado de Matemática por parte dos alunos da Educação Básica, bem como melhorar o processo ensino-aprendizagem de Matemática nas turmas de Educação Básica. A metodologia compreende a elaboração de uma Sequência Didática (SD) onde se faz presente o uso de TIC no desenvolvimento das atividades propostas, conforme uma lógica sequencial, que possibilitará uma melhor percepção das formas geométricas, intensificando a percepção dos alunos com relação a existência dessas formas geométricas em nosso cotidiano. Com isso, aluno poderá ampliar a compreensão sobre os elementos geométricos a partir de conceitos abordados em uma SD que foi avaliada por professores de Matemática que certificaram sua eficácia.
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