Aproximações e distanciamentos entre orientações curriculares e planejamentos de professores relativos ao ensino de paralelogramos e sua área
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260442Palavras-chave:
grandezas e medidas, Geometria, BNCC, currículo municipal, área de paralelogramosResumo
Este artigo tem por objetivo analisar aproximações e distanciamentos entre documentos de orientação curricular e planejamentos de professores relativos ao ensino de paralelogramos e sua área. A fundamentação teórica é composta pela Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e pela abordagem de área como uma grandeza autônoma, proposta por Douady e Perrin-Glorian. A metodologia de pesquisa é a Engenharia Didática na perspectiva de Artigue e Brousseau. Neste recorte, foram analisados documentos de orientação curricular nacional e estadual, bem como planejamentos de sete professores de Matemática, com ênfase em habilidades dos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Observaram-se aproximações como não incluir nos planejamentos habilidade considerada complementar no Documento de Reorganização, e distanciamentos, pois nem sempre incluíram em seus planejamentos habilidades consideradas prioritárias nesses documentos. Esse movimento de distanciamentos e aproximações, por um lado, sinaliza que tipos de situações importantes para o ensino dos paralelogramos e sua área não são contemplados. Por outro, mostra uma certa autonomia dos profissionais, necessária diante da dinâmica escolar. Diante disso, defende-se a importância da formação dos professores para que possam decidir conscientemente o que priorizar, apoiando-se na conexão entre seu conhecimento das condições de sua sala de aula e a produção acadêmica da Educação Matemática.
Referências
ARAÚJO, J. C. Como os alunos de 8º ano lidam com situações relativas à área de paralelogramos?: um estudo sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
ARAÚJO, J. C. Imbricações entre os campos conceituais da geometria e das grandezas e medidas no ensino e na aprendizagem da área de paralelogramos. 2023. 464 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
ARAÚJO, J. C.; SILVA, A. D. P. R.; BELLEMAIN, P. M. B. Situações que envolvem paralelogramos e suas áreas: um estudo com licenciandos em matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, v. 09, n. 19, p.796-820, jul.-out. 2020. http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/2415/pdf_423
ARTIGUE, M. Méthodologies de recherche en didactique des mathématiques: Où en sommes-nous? Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 3, p. 25-64, 2020.
BALTAR, P. M. Enseignement-apprentissage de la notion d’aire de surface plane: une étude de l’acquisition des relations entre les longueurs et les aires au cóllege. (Tese Doutorado) Grenoble, França: Universidade Joseph Fourier, 1996.
BONGIOVANNI, V. As diferentes definições dos quadriláteros notáveis. Matemática. Assunto: Geometria - Projeto Apoema. Editora do Brasil. Texto cedido pela Sociedade Brasileira de Matemática, publicado originalmente na Revista do Professor de Matemática (http://www.rpm.org.br). São Paulo: IME-USP, n. 55, p. 29-32, 2004.
BELLEMAIN, P. M. B.; LIMA, P. F. Um estudo da noção de grandeza e implicações no ensino fundamental / Paula Moreira Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo Lima. Natal: SBHMata, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BROUSSEAU, G. Introduction à l’ingénierie didactiques. 2013. Disponível em: http://guy-brousseau.com/wp-content/uploads/2013/12/Introduction-%C3%A0-ling%C3%A9nierie-didactique3.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.
DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M. J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics. vol. 20, n. 4, p. 387-424, 1989.
FERREIRA, L. F. D. Um estudo sobre a transição do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: o caso da aprendizagem e do ensino de área e perímetro. 2019. 386 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
FUJITA, T. Learners’ level of understanding of the inclusion relations of quadrilaterals and prototype phenomenon. Journal of Mathematical Behavior, 31, 2012, p. 60-72.
PEREIRA DA COSTA, A. A construção do conceito de quadriláteros notáveis no 6º ano do ensino fundamental: um estudo sob a luz da teoria vanhieliana. 2016. 242f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
PEREIRA DA COSTA, A. A construção de um modelo de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o caso dos quadriláteros notáveis. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco. Secretaria Estadual de Educação - SEE, Recife, 2019.
PERNAMBUCO. Organizador Curricular de Matemática. Secretaria Estadual de Educação - SEE, Recife, 2020a.
PERNAMBUCO. Reorganização Curricular. Secretaria Estadual de Educação - SEE, Recife, 2020b.
ROSA DOS SANTOS, M. Resolução de problemas envolvendo área de paralelogramo: um estudo sob a ótica das variáveis didáticas e do contrato didático. 2005. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – UFRPE, Recife-PE, 2005.
TELES, R. A. M. Imbricações entre campos conceituais na matemática escolar: um estudo sobre as fórmulas de área de figuras geométricas planas. Tese (Doutorado em Educação) – UFPE, Recife-PE, 2007.
VERGNAUD, G. Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN. J. (Ed.). Didácticas das Matemáticas. V. 62. Horizontes Pedagógicos, Lisboa, 1996. p. 155-191.
VERGNAUD, G. Pourquoi la théorie des champs conceptuels? Infancia y Aprendizaje, 2013, 36:2, 131-161.Disponível em
<https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1174/021037013806196283> Acesso em: 07 out. 2021.
VERGNAUD, G. Quais questões a Teoria dos Campos Conceituais busca responder? Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 9, n. 1, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jailson Cavalcante Araújo, Lúcia de Fátima Durão Ferreira, Paula Moreira Baltar Bellemain

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.