Aproximações e distanciamentos entre orientações curriculares e planejamentos de professores relativos ao ensino de paralelogramos e sua área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260442

Palavras-chave:

grandezas e medidas, Geometria, BNCC, currículo municipal, área de paralelogramos

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar aproximações e distanciamentos entre documentos de orientação curricular e planejamentos de professores relativos ao ensino de paralelogramos e sua área. A fundamentação teórica é composta pela Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e pela abordagem de área como uma grandeza autônoma, proposta por Douady e Perrin-Glorian. A metodologia de pesquisa é a Engenharia Didática na perspectiva de Artigue e Brousseau. Neste recorte, foram analisados documentos de orientação curricular nacional e estadual, bem como planejamentos de sete professores de Matemática, com ênfase em habilidades dos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Observaram-se aproximações como não incluir nos planejamentos habilidade considerada complementar no Documento de Reorganização, e distanciamentos, pois nem sempre incluíram em seus planejamentos habilidades consideradas prioritárias nesses documentos. Esse movimento de distanciamentos e aproximações, por um lado, sinaliza que tipos de situações importantes para o ensino dos paralelogramos e sua área não são contemplados. Por outro, mostra uma certa autonomia dos profissionais, necessária diante da dinâmica escolar. Diante disso, defende-se a importância da formação dos professores para que possam decidir conscientemente o que priorizar, apoiando-se na conexão entre seu conhecimento das condições de sua sala de aula e a produção acadêmica da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Jailson Cavalcante Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica

Universidade Federal de Pernambuco – Pernambuco – Brasil

Lúcia de Fátima Durão Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica

Universidade Federal de Pernambuco – Pernambuco – Brasil

Paula Moreira Baltar Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Didática das Disciplinas Científicas

Universidade Federal de Pernambuco – Pernambuco – Brasil

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Araújo, J. C., Ferreira, L. de F. D., & Bellemain, P. M. B. (2024). Aproximações e distanciamentos entre orientações curriculares e planejamentos de professores relativos ao ensino de paralelogramos e sua área. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.260442

Edição

Seção

ARTIGOS