Reflexões da Educação Financeira pelo mundo e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.261336Parole chiave:
Educação Financeira, conscientização financeira, Educação Financeira nas escolas, temas transversaisAbstract
As discussões e ações sobre a educação financeira tem aumentado nos últimos anos. Ao educar financeiramente uma população pode-se promover o bem-estar financeiro ao longo da vida, além, de ajudar as pessoas na administração do seu dinheiro e no consumo consciente. Ensinar o tema ainda nas escolas é fundamental para formar cidadãos conscientes financeiramente e indiretamente incentivar novas práticas financeiras na família e na comunidade. Assim, a educação financeira ensinada nas escolas pode ser a chave para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente ao tomar decisões financeiras. Dessa maneira, o artigo tem por objetivo demonstrar pontos comuns e divergentes da educação financeira pelo mundo em relação a praticada no Brasil. Os dados e as informações foram coletados em relatórios oficiais, em sites governamentais, não governamentais e em pesquisas acadêmicas. Os resultados apontam que há uma tendência mundial em desenvolver a educação financeira como uma política pública nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino, para promover uma educação financeira capaz de reeducar o comportamento dos indivíduos na busca de escolhas mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. Conclui-se que: a) as diferentes maneiras experienciadas nos diversos países podem servir como referenciais e como fonte de reflexão na condução da educação financeira brasileira; b) a educação financeira pode melhorar o conhecimento financeiro e, acima de tudo, desenvolver o senso crítico e reflexivo dos indivíduos em relação as suas finanças na busca de um futuro sustentável.
Riferimenti bibliografici
ATTIA, H.; ENGELHARDT, H. Financial education initiatives in the Arab Region: a stocktaking report. Arab Monetary Fund (AMF) and the Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), 2016. Disponível em: https://www.amf.org.ae/sites/default/files/publications/2022-01/a-report-on-financial-education-experiences-in-the-arab-countries.pdf. Acesso em: 7 mar. 2023.
BRASIL. Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020. Nova estratégia nacional de educação financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10393.htm. Acesso em: 15 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: propostas de práticas de implementação. Brasília, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em 21 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 mar. 2023.
CERBASI, G. Como organizar sua vida financeira. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
EUROPEAN BANKING FEDERATION (EBF). Financial literacy playbook for Europe. 2020. Disponível em: https://www.ebf.eu/wp-content/uploads/2020/11/EBF-Financial-Literacy-Playbook-for-Europe.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.
ENGLAND, J.; CHATTERJEE, P. Financial education: a review of existing provision in the UK. UK: Department for Work and Pensions, 2005.
EPPERSON, S. Teaching financial education in schools finally catches on. 2020. Disponível em: https://www.cnbc.com/2020/02/04/teaching-financial-education-in-schools-finally-catches-on.html. Acesso em: 11 fev. 2023.
FINANCIAL CONSUMER AGENCY OF CANADA (FCAC). National strategy for financial literacy – Count me in, Canada. 2015 Disponível em: https://www.canada.ca/en/financial-consumer-agency/programs/financial-literacy/financial-literacy-strategy.html Acesso em: 25 fev. 2023.
FINANSINSPEKTIONEN. Education. 2019. Disponível em: https://www.fi.se/en/consumer-protection/education/. Acesso em: 24 fev. 2023.
FORTE, C. O papel da AEF-Brasil na execução da estratégia nacional. In: FORTE, C. Estratégia nacional de educação financeira (ENEF): em busca de um Brasil melhor. São Paulo: Riemma, 2020. p. 30-59.
GAO, Z. China: best practices of financial and economic education: journey so far and way forward. In: APEC - Guidebook on Financial and Economic Literacy in Basic Education, 2014. Disponível em: http://publications.apec.org/publication-detail.php?pub_id=1592 Acesso em: 7 jun. 2022.
GARCÍA, N. B.; GRIFONI, A.; LOPES, J. C.; MEJÍA, D. Financial education in Latin America and the Caribbean: rationale, overview and way forward. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, n. 33, OECD Publishing, Paris. 2013.
GODFREY, N. S.; EDWARDS, C. Dinheiro não dá em árvore: um guia para os pais criarem filhos financeiramente responsáveis. São Paulo: Jardim dos Livros, 2007.
GOVERNMENT OF CANADA. Archived – national strategy for financial literacy — count me in, Canada. 2021. Disponível em: https://www.canada.ca/en/financial-consumer-agency/programs/financial-literacy/financial-literacy-strategy.html. Acesso em: 25 maio 2022.
HENDERSON, G.; BEACH, P. Especially after COVID-19, Canadians need better financial literacy and teachers can help. 2021. Disponível em: https://theconversation.com/especially-after-covid-19-canadians-need-better-financial-literacy-and-teachers-can-help-152933. Acesso em: 25 maio 2022.
McGREGOR, S. L. T. Status of consumer education and financial education in Canada. Canadian Journal of Education, v. 41, n. 2, p. 601–632, 2018. Disponível em: https://journals.sfu.ca/cje/index.php/cje-rce/article/view/3294. Acesso em: 10 maio 2022.
MESSY, F.; MONTICONE, C. Financial education policies in Asia and the Pacific. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, n. 40, OECD Publishing, Paris, 2016.
MESSY, F.; MONTICONE, C. The status of financial education in Africa. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, n. 25, OECD, Publishing, Paris, 2012.
MINISTERIO DE ECONOMÍA ARGENTINA. Plan nacional de educación financeira. 2022. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/pnef_2022.pdf. Acesso em: 1 jun. 2022.
MODERNELL, A. Mitos sobre educação financeira infantil. 2014. Disponível em: https://www.empregoerenda.com.br/artigos/2385-mitos-sobre-educacao-financeira-infantil. Acesso em: 19 jan. 2023.
MOLTER, L. A educação financeira como impulso para o desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Contabilidade, Conselho Federal de Contabilidade, ano 257, 2022. Disponível em: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2022/10/RBC257_set_out_ESP_web.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
MUNDY, S. Financial education programmes in school: analysis of selected current programmes and literature draft recommendations for best practices. OCDE Journal General Papers, v. 3, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1787/gen_papers-v2008-art18-en. Acesso em: 10 jan. 2023.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECNONÔMICO (OCDE). Youth financial education in South East Europe. 2021. Disponível em: www.oecd.org/finance/financial-education/youth-financial-education-in-south-east-europe.htm Acesso em: maio 2022.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECNONÔMICO (OCDE). OECD/INFE Report on financial education in APEC economies: policy and practice in a digital world. 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/finance/financial-education/2019-financial-education-in-apec-economies.pdf Acesso em: maio 2022.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECNONÔMICO (OCDE). Financial education for youth: the role of schools. OECD Publishing, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264174825-en. Acesso em: 20 jan. 2023.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECNONÔMICO (OCDE). Advancing national strategies for financial education: a joint publication by Russia’s G20 presidency and the OECD. São Petersburgo: 2013a. Disponível em: https://www.oecd.org/finance/financial-education/G20_OECD_NSFinancialEducation.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECNONÔMICO (OCDE). La educación financiera en América Latina y el Caribe situación actual y perspectivas. OECD: França. 2013b.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECNONÔMICO (OCDE). Recomendação do conselho da organização para a cooperação e desenvolvimento económico. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financialeducation[PT]%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.
ROMAGNOLI, A.; TRIFILIDIS, M. Does financial education at school work? Evidence from Italy. Bank of Italy Occasional Paper, n. 155, p.1-26, 2013. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=2260330 Acesso em: 19 mar. 2022.
ROSE, S. The history of financial literacy. 2022. Disponível em: https://www.opploans.com/oppu/articles/history-of-financial-literacy/. Acesso em: 11 maio 2022.
SANTOS, R. Os desafios da educação financeira como política pública. 2023. Disponível em: https://www.impacto.blog.br/colunas/os-desafios-da-educacao-financeira-como-politica-publica/. Acesso em: 07 abr. 2024.
SERASA. Mapa da inadimplência e negociação de dívidas no Brasil - o levantamento mensal da Serasa sobre a relação dos brasileiros com as dívidas. 2024. Disponível em: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-e-renogociacao-de-dividas-no-brasil/. Acesso em: 20 mar. 2024.
TOLEDO, A. Educação financeira: por que precisamos dela? In: FORTE, C. Estratégia nacional de educação financeira (ENEF): em busca de um Brasil melhor. São Paulo: Riemma, 2020. p. 16-29.
UNION OF ARAB BANKS. Financial literacy in the Arab region: a prerequisite for financial inclusion. 2017. Disponível em: https://uabonline.org/wp-content/uploads/2020/06/English-Financial-Literacy-Study.pdf. Acesso em: 7 jun. 2022.
VIEIRA, G.; PESSOA, C. Educação financeira pelo mundo: como se organizam as estratégias nacionais? Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 658-688, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47580. Acesso em: 20 jun. 2022.
YOSHINO, N.; P. MORGAN; G. WIGNARAJA. Financial education in Asia: assessment and recommendations. ADBI Working Paper 534. Tokyo: Asian Development Bank Institute, 2015. Disponível em: https://www.adb.org/sites/default/files/publication/161053/adbi-wp534.pdf. Acesso em: 7 jun. 2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 lucas sell romão, Nério Amboni

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.