Uma análise das pesquisas acerca da produção de vídeos educativos no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática pós-Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262034

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de Matemática, produção de vídeo, revisão de Literatura

Resumo

Este artigo investiga o impacto da produção de vídeos por alunos no ensino e na aprendizagem de matemática durante e após a pandemia da COVID-19. Objetiva identificar e analisar pesquisas acadêmicas brasileiras acerca da produção de vídeos por estudantes em Educação Matemática, com ênfase nos períodos pandêmico e pós-pandêmico. A pergunta orientadora é: quais as contribuições das teses e das dissertações brasileiras acerca da produção de vídeos educativos nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática após o início da pandemia da COVID-19? A fundamentação teórica abrange pesquisas pioneiras, abordagens instrutivas de vídeos e propostas de integração consciente de vídeos na educação. Com uma abordagem metodológica de revisão de literatura, o estudo analisou teses e dissertações no Brasil de 2020 a 2023, identificando sete trabalhos relevantes com contribuições significativas. Os resultados indicam que a produção de vídeos pelos alunos na Educação Matemática estimula interação, desenvolvimento cognitivo e social, promovendo a expressão criativa e crítica dos conceitos matemáticos. Apesar dos desafios, como a dificuldade dos alunos em contextualizar a matemática na produção de vídeos, a revisão de literatura destaca o potencial transformador dessa abordagem inovadora na Educação Matemática brasileira.

Biografia do Autor

Marinete Santana Wutke Welmer, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) da CEUNES/UFES. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 2004.

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010).

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Welmer, M. S. W., & Cardoso, V. C. (2024). Uma análise das pesquisas acerca da produção de vídeos educativos no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática pós-Covid-19 . Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262034

Edição

Seção

ARTIGOS