Uma análise das pesquisas acerca da produção de vídeos educativos no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática pós-Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262034Palavras-chave:
ensino e aprendizagem de Matemática, produção de vídeo, revisão de LiteraturaResumo
Este artigo investiga o impacto da produção de vídeos por alunos no ensino e na aprendizagem de matemática durante e após a pandemia da COVID-19. Objetiva identificar e analisar pesquisas acadêmicas brasileiras acerca da produção de vídeos por estudantes em Educação Matemática, com ênfase nos períodos pandêmico e pós-pandêmico. A pergunta orientadora é: quais as contribuições das teses e das dissertações brasileiras acerca da produção de vídeos educativos nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática após o início da pandemia da COVID-19? A fundamentação teórica abrange pesquisas pioneiras, abordagens instrutivas de vídeos e propostas de integração consciente de vídeos na educação. Com uma abordagem metodológica de revisão de literatura, o estudo analisou teses e dissertações no Brasil de 2020 a 2023, identificando sete trabalhos relevantes com contribuições significativas. Os resultados indicam que a produção de vídeos pelos alunos na Educação Matemática estimula interação, desenvolvimento cognitivo e social, promovendo a expressão criativa e crítica dos conceitos matemáticos. Apesar dos desafios, como a dificuldade dos alunos em contextualizar a matemática na produção de vídeos, a revisão de literatura destaca o potencial transformador dessa abordagem inovadora na Educação Matemática brasileira.
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