Amostragem e Letramento Estatístico: tecendo conexões para a Educação Básica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262871

Parole chiave:

amostragem, Letramento Estatístico, Educação Básica

Abstract

Neste artigo buscamos relacionar o conceito de amostragem ao modelo do Letramento Estatístico de Iddo Gal e, a partir dessa perspectiva, analisar livros didáticos de Matemática brasileiros do Ensino Fundamental e Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático. Para tanto, utilizamos a metodologia da análise documental para examinar os 44 livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e 48 do Ensino Médio. As análises evidenciam que as atividades propõem por exemplo, pesquisa amostral e contemplam habilidades de identificação de população e amostra. Além disso, há predominância de análises descritivas em detrimento de análises inferenciais. Apesar do uso de planilhas eletrônicas para representações gráficas e tabulares, na maioria das vezes, os dados são fictícios com ênfase para a abordagem tecnicista dos conceitos. Evidencia-se também poucas atividades para identificar vieses amostrais e avaliar métodos de amostragem. Não há uma efetiva gradação das habilidades entre os níveis de ensino. Enfatizamos que o ensino e a aprendizagem de amostragem na Educação Básica devem envolver a incerteza, a variabilidade e os métodos de seleção amostral proporcionando o Letramento Estatístico.

Biografie autore

Luan Costa de Luna, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq, Grupo de Pesquisa em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF.

André Fellipe Queiroz Araújo, Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.  Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE(2015). 

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva e professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – PE – Brasil.

Riferimenti bibliografici

Araújo, A. F. Ensino e aprendizagem de amostragem, curva normal e suas relações no 3º ano do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.

Araújo, A. F. Guimarães, G. L. Os livros de projetos integradores e de vida do novo ensino médio brasileiro: uma análise sobre a abordagem do conceito de amostragem e de curva normal. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana- Em Teia, v.13, n.3, 2022.

Ben-Zvi, D., Bakker, A.; Makar, K. Learning to reason from samples. Educational Studies in Mathematics, v. 88, n. 3, p. 291-303, 2015.

Brasil, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Brasil, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação. Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, 2021.

Cazorla, I.; Magina, S.; Gitirana, V.; Guimarães, G. Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017.

Gal, I. Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review. Netherlands, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.

Gal, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. Actas... Granada: Universidad de Granada, p. 1-15, 2019.

INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional: principais resultados. São Paulo: Ação Educativa, 2011.

INAF – Indicador nacional de alfabetismo funcional. São Paulo: Ação Educativa, 2016.

Innabi, H. Factors Considered by Secondary Students When Judging the Validity of a Given Statistical Generalization. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 2, n.3, p. 168-186, 2007.

Lima, I.; Selva, A. Youth and adults students interpreting bar and line graphs. Proceedings of the Eighth International Conference on Teaching Statistics (Icots8, Ljubljana, Slovenia. The Netherlands: International Statistical Institute, 2010.

Luna, L. C. Ensino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.

Luna, L. C.; Guimarães, G. L. O que livros didáticos de matemática propõem para a aprendizagem de amostragem? Bolema, Rio Claro, v.35, n.70, p.815-839, ago. 2021.

Marques, T.; Guimarães, G. O ensino e aprendizagem de amostragem por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental baseado na Teoria da Atividade. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.12, n.1, 2021.

Malhotra, N. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Meletiou-Mavrotheris, M., Kleanthous, I., Paparistodemou, E. Developing pre-service teachers’ technological pedagogical content knowledge (TPACK) of sampling. In K. Makar, B. de Sousa, & R. Gould (Eds.), Sustainability in Statistics Education. Proceedings of the Ninth International Conference on Teaching Statistics, Flagstaff, Arizona, USA, 2014.

Moore, D. A Estatística básica e sua prática. 3ª ed. New York: W. H. Freeman and Company, 1995.

Oliveira, M. M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertaçõese teses. 5.Ed. Rio de Janeiro: editora Elsevier, 2011.

Reyes, K. A. Comprensión del muestreo por alumnos chilenos de educación secundaria. 217 f. Tesis doctoral (Didáctica de la Matemática). Universidad de Granada, 2019.

Triola, M. F. Introdução à estatística. (Tradução e revisão técnica: Ana Farias e Vera Flores). 10 ed. Rio de Janeiro: LTC. 2008.

Vetten, A., Schoonenboom, J., Keijzer, R., Oers, B. Pre-service teachers and informal statistical inference: Exploring Their Reasoning During a Growing Samples Activity. In Burrill, G.; Ben-Zvi, D. (Eds.), Topics and trends in current statistics education research: International perspectives, p. 199-224, Springer, 2019.

Watson, J.; Kelly, B. A. Cognition and instruction: Reasoning about bias in sampling. Mathematics Education Research Journal, v. 17, n. 1, p. 25–57, 2005.

Pubblicato

2024-07-15

Come citare

Luna, L. C. de, Araújo, A. F. Q., & Guimarães, G. L. (2024). Amostragem e Letramento Estatístico: tecendo conexões para a Educação Básica. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 15(1). https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262871

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS