Amostragem e Letramento Estatístico: tecendo conexões para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.262871Parole chiave:
amostragem, Letramento Estatístico, Educação BásicaAbstract
Neste artigo buscamos relacionar o conceito de amostragem ao modelo do Letramento Estatístico de Iddo Gal e, a partir dessa perspectiva, analisar livros didáticos de Matemática brasileiros do Ensino Fundamental e Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático. Para tanto, utilizamos a metodologia da análise documental para examinar os 44 livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e 48 do Ensino Médio. As análises evidenciam que as atividades propõem por exemplo, pesquisa amostral e contemplam habilidades de identificação de população e amostra. Além disso, há predominância de análises descritivas em detrimento de análises inferenciais. Apesar do uso de planilhas eletrônicas para representações gráficas e tabulares, na maioria das vezes, os dados são fictícios com ênfase para a abordagem tecnicista dos conceitos. Evidencia-se também poucas atividades para identificar vieses amostrais e avaliar métodos de amostragem. Não há uma efetiva gradação das habilidades entre os níveis de ensino. Enfatizamos que o ensino e a aprendizagem de amostragem na Educação Básica devem envolver a incerteza, a variabilidade e os métodos de seleção amostral proporcionando o Letramento Estatístico.
Riferimenti bibliografici
Araújo, A. F. Ensino e aprendizagem de amostragem, curva normal e suas relações no 3º ano do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Araújo, A. F. Guimarães, G. L. Os livros de projetos integradores e de vida do novo ensino médio brasileiro: uma análise sobre a abordagem do conceito de amostragem e de curva normal. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana- Em Teia, v.13, n.3, 2022.
Ben-Zvi, D., Bakker, A.; Makar, K. Learning to reason from samples. Educational Studies in Mathematics, v. 88, n. 3, p. 291-303, 2015.
Brasil, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Brasil, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação. Guia do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, 2021.
Cazorla, I.; Magina, S.; Gitirana, V.; Guimarães, G. Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, 2017.
Gal, I. Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review. Netherlands, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.
Gal, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. Actas... Granada: Universidad de Granada, p. 1-15, 2019.
INAF - Indicador de Alfabetismo Funcional: principais resultados. São Paulo: Ação Educativa, 2011.
INAF – Indicador nacional de alfabetismo funcional. São Paulo: Ação Educativa, 2016.
Innabi, H. Factors Considered by Secondary Students When Judging the Validity of a Given Statistical Generalization. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 2, n.3, p. 168-186, 2007.
Lima, I.; Selva, A. Youth and adults students interpreting bar and line graphs. Proceedings of the Eighth International Conference on Teaching Statistics (Icots8, Ljubljana, Slovenia. The Netherlands: International Statistical Institute, 2010.
Luna, L. C. Ensino e aprendizagem de amostragem nos anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Luna, L. C.; Guimarães, G. L. O que livros didáticos de matemática propõem para a aprendizagem de amostragem? Bolema, Rio Claro, v.35, n.70, p.815-839, ago. 2021.
Marques, T.; Guimarães, G. O ensino e aprendizagem de amostragem por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental baseado na Teoria da Atividade. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.12, n.1, 2021.
Malhotra, N. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Meletiou-Mavrotheris, M., Kleanthous, I., Paparistodemou, E. Developing pre-service teachers’ technological pedagogical content knowledge (TPACK) of sampling. In K. Makar, B. de Sousa, & R. Gould (Eds.), Sustainability in Statistics Education. Proceedings of the Ninth International Conference on Teaching Statistics, Flagstaff, Arizona, USA, 2014.
Moore, D. A Estatística básica e sua prática. 3ª ed. New York: W. H. Freeman and Company, 1995.
Oliveira, M. M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertaçõese teses. 5.Ed. Rio de Janeiro: editora Elsevier, 2011.
Reyes, K. A. Comprensión del muestreo por alumnos chilenos de educación secundaria. 217 f. Tesis doctoral (Didáctica de la Matemática). Universidad de Granada, 2019.
Triola, M. F. Introdução à estatística. (Tradução e revisão técnica: Ana Farias e Vera Flores). 10 ed. Rio de Janeiro: LTC. 2008.
Vetten, A., Schoonenboom, J., Keijzer, R., Oers, B. Pre-service teachers and informal statistical inference: Exploring Their Reasoning During a Growing Samples Activity. In Burrill, G.; Ben-Zvi, D. (Eds.), Topics and trends in current statistics education research: International perspectives, p. 199-224, Springer, 2019.
Watson, J.; Kelly, B. A. Cognition and instruction: Reasoning about bias in sampling. Mathematics Education Research Journal, v. 17, n. 1, p. 25–57, 2005.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Luan Costa de Luna, André Fellipe Queiroz Araújo, Gilda Lisbôa Guimarães

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.