Perspectivas sobre Letramento Científico e Alfabetização Científica no Brasil
um recorte da literatura publicada entre 2013 e 2023
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264855Palavras-chave:
Letramento Científico, Alfabetização Científica, Análise Textual DiscursivaResumo
O objetivo deste artigo é analisar as perspectivas conceituais de letramento e alfabetização científica nas pesquisas em Ciências no Brasil. Destacamos a importância do Letramento Científico para a formação de cidadãos críticos e informados, capazes de participar na sociedade e enfrentar desafios contemporâneos, como mudanças climáticas e saúde pública. Adotamos uma abordagem qualitativa baseada em uma revisão de literatura de artigos publicados entre 2013 e 2023, encontrados na base de dados SciELO. Os dados foram organizados e examinados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), as etapas da ATD foram desenvolvidas utilizando o software IRaMuTeQ para organização e análise dos dados, o que permitiu uma compreensão detalhada e estruturada das perspectivas e focos das pesquisas atuais. Os resultados destacam a importância de políticas educacionais que priorizem o Letramento Científico como um instrumento para a emancipação social e o desenvolvimento sustentável. Concluímos, por meio de uma análise bibliométrica, que embora o Brasil ocupe uma posição ativa no campo do Letramento Científico, há necessidade de um maior investimento em educação e pesquisa para ampliar seu impacto no cenário global. A análise também revelou uma ênfase significativa na formação de professores e na aplicação prática do conhecimento científico, destacando a interconexão entre educação, ciência e cidadania.
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