Perspectivas sobre Letramento Científico e Alfabetização Científica no Brasil

um recorte da literatura publicada entre 2013 e 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264855

Palavras-chave:

Letramento Científico, Alfabetização Científica, Análise Textual Discursiva

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as perspectivas conceituais de letramento e alfabetização científica nas pesquisas em Ciências no Brasil. Destacamos a importância do Letramento Científico para a formação de cidadãos críticos e informados, capazes de participar na sociedade e enfrentar desafios contemporâneos, como mudanças climáticas e saúde pública. Adotamos uma abordagem qualitativa baseada em uma revisão de literatura de artigos publicados entre 2013 e 2023, encontrados na base de dados SciELO. Os dados foram organizados e examinados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), as etapas da ATD foram desenvolvidas utilizando o software IRaMuTeQ para organização e análise dos dados, o que permitiu uma compreensão detalhada e estruturada das perspectivas e focos das pesquisas atuais. Os resultados destacam a importância de políticas educacionais que priorizem o Letramento Científico como um instrumento para a emancipação social e o desenvolvimento sustentável. Concluímos, por meio de uma análise bibliométrica, que embora o Brasil ocupe uma posição ativa no campo do Letramento Científico, há necessidade de um maior investimento em educação e pesquisa para ampliar seu impacto no cenário global. A análise também revelou uma ênfase significativa na formação de professores e na aplicação prática do conhecimento científico, destacando a interconexão entre educação, ciência e cidadania.

Biografia do Autor

Jonas Souza Barreira, Universidade Federal do Pará

Doutorando do Programa de Pós-Graducação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) - do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará UFPA. Tem interesse nos estudos sobre Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática, Educação no e do campo, letramento matemático nos anos iniciais.

Siane Souza dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Pará – Brasil

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Química – UFPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Pará – Brasil

Ana Cristina Viana Campos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Saúde Coletiva

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Pará – Brasil

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Publicado

2025-05-22

Como Citar

Barreira, J. S., Santos, S. S. dos, Costa, D. R. M. da, & Campos, A. C. V. (2025). Perspectivas sobre Letramento Científico e Alfabetização Científica no Brasil: um recorte da literatura publicada entre 2013 e 2023. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 27–51. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.264855

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ARTIGOS