Narrativa, experiência e temporalidade

entrelaçamentos na pesquisa em Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.265062

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Educação, Grupo de História Oral e Educação Matemática, experiência, instâncias da temporalidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os sentidos, as potencialidades e as contribuições da pesquisa narrativa, bem como seus entrelaçamentos com os conceitos de experiência e temporalidade. Trata-se de um estudo teórico, fundamentado em diversos autores, que se articula às discussões realizadas em uma disciplina de um programa de pós-graduação em Educação, às reflexões e aos modos de investigação de um grupo de pesquisa, e em experiências da autora na pesquisa narrativa. Apresenta, para tanto, reflexões sobre o uso de narrativas, particularmente na pesquisa em Educação Matemática, e ilustra as relações da narrativa com os conceitos de experiência e temporalidade, a partir de excertos de uma entrevista realizada para uma pesquisa de mestrado. Aponta-se que as narrativas se constituem em fontes substanciais de conhecimento, potencializando um profundo processo de reflexão sobre as vidas dos outros e sobre nossa própria vida.

Biografia do Autor

Leoni Malinoski Fillos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação Matemática.

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Publicado

2025-08-28

Como Citar

Fillos, L. M. (2025). Narrativa, experiência e temporalidade: entrelaçamentos na pesquisa em Educação Matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 151–167. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.265062

Edição

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ARTIGOS