Narrativa, experiência e temporalidade
entrelaçamentos na pesquisa em Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.265062Palavras-chave:
Pesquisa narrativa, Educação, Grupo de História Oral e Educação Matemática, experiência, instâncias da temporalidadeResumo
Este artigo tem por objetivo discutir os sentidos, as potencialidades e as contribuições da pesquisa narrativa, bem como seus entrelaçamentos com os conceitos de experiência e temporalidade. Trata-se de um estudo teórico, fundamentado em diversos autores, que se articula às discussões realizadas em uma disciplina de um programa de pós-graduação em Educação, às reflexões e aos modos de investigação de um grupo de pesquisa, e em experiências da autora na pesquisa narrativa. Apresenta, para tanto, reflexões sobre o uso de narrativas, particularmente na pesquisa em Educação Matemática, e ilustra as relações da narrativa com os conceitos de experiência e temporalidade, a partir de excertos de uma entrevista realizada para uma pesquisa de mestrado. Aponta-se que as narrativas se constituem em fontes substanciais de conhecimento, potencializando um profundo processo de reflexão sobre as vidas dos outros e sobre nossa própria vida.
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