Teorias de aprendizagem nos trabalhos científicos sobre jogos e Educação Financeira no Ensino Médio

uma análise dos referenciais teóricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266931

Palavras-chave:

revisão bibliográfica, jogos, teorias de aprendizagem, Educação Financeira

Resumo

O presente artigo analisa a presença e a ausência de teorias de aprendizagem como referenciais teóricos em dissertações que investigam o uso de jogos didáticos para o ensino de Educação Financeira no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada por meio de um mapeamento bibliográfico nas bases Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco Nacional de Teses e Dissertações da CAPES. Observou-se que a maioria dos trabalhos analisados é oriunda de programas de Mestrado Profissional, que priorizam a elaboração de produtos educacionais. Apenas três dissertações apresentaram fundamentação teórica sólida em teorias de aprendizagem, favorecendo maior rigor metodológico e interpretações mais aprofundadas dos processos de ensino e aprendizagem. Esses trabalhos destacaram a importância da articulação entre teoria e prática para a construção de propostas pedagógicas mais consistentes, capazes de promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Por outro lado, este estudo reconhece, conforme defendido por D’Ambrosio (1996), a autonomia dos pesquisadores que optaram por não utilizar teorias de aprendizagem em seus referenciais teóricos, valorizando a liberdade intelectual e a criatividade prática como elementos importantes para a inovação científica. Conclui-se que futuras pesquisas devem buscar o equilíbrio entre fundamentação teórica e intencionalidade pedagógica para fortalecer a qualidade das propostas educacionais e contribuir para uma Educação Financeira transformadora no Ensino Médio.

Biografia do Autor

Gian Molinari Martini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Educação Matemática - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Rio Grande do Sul (RS).  Professor na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul e da Rede Pública Munícipal de São Gabriel - RS. Possui graduação em Licenciatura em Matemática e Pós Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2020). Mestre através no PPG em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2025). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Matemática.

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Ensino de Física. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Rio Grande do Sul (RS). Possui Graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É docente Titular no Departamento de Matemática do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM. Atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), ambos na UFSM. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACIM), registrado no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Tem interesse em pesquisas que abordem os fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos para o ensino de Matemática e Ciências nos diferentes níveis de ensino, com ênfase na Aprendizagem Significativa. Também tem interesse em estudos sobre a Modelagem Matemática como processo constituinte da Modelagem Científica, com vistas a Aprendizagem Significativa de conceitos matemáticos e científicos.

Vania Bolzan Denardi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Ensino de Matemática.

Vânia Bolzan DENARDI

E-mail: vania-denardi@ufsm.br

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Rio Grande do Sul (RS). Doutora em Ensino de Matemática. Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Maria desde 1997. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Mestre em Matemática Aplicada Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Doutora em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (2019). Atua na área da Educação Matemática com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Básica e da Matemática Superior.

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Publicado

2025-08-28

Como Citar

Martini, G. M., Santarosa, M. C. P., & Denardi, V. B. (2025). Teorias de aprendizagem nos trabalhos científicos sobre jogos e Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise dos referenciais teóricos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 16(1), 168–194. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2025.266931

Edição

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ARTIGOS