OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Objects of Learning in the Education Statistics: a systematic revision

Náysa Taboada Taboada, Isaura Alcina dos Santos Nobre, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Resumo


Com o avanço do uso de tecnologias computacionais no ambiente escolar e, também, a presença de alunos cada vez mais conectados ao mundo virtual, surge nossa preocupação com o processo de ensino, tendo em vista a busca por resultados satisfatórios e significativos para a aprendizagem no que diz respeito ao uso destes recursos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre objetos de aprendizagem voltados ao ensino de Educação Estatística nos anos iniciais. O objetivo dessa revisão foi pesquisar softwares educacionais que são/podem ser utilizados no primeiro ano do ensino fundamental e, paralelamente, expor as possibilidades de utilizá-los como recursos didático-metodológicos em sala de aula. Dentre os softwares encontrados, observamos que, além da maioria deles estar voltada para a interpretação de gráficos e tabelas, o que pode complementar potencialmente as aulas desses conteúdos, foi possível verificar que há muito o que ampliar e aperfeiçoar na prática pedagógica em relação à Educação Estatística dos anos iniciais, mais especificamente no 1º ano do ensino fundamental, no que diz respeito aos usos destes recursos no processo educacional.

With the advance of the use of computer technology in the school environment and also the presence of students increasingly connected to the virtual world, it comes our concern with the teaching process, in order to search for satisfactory and significant results for learning in As regards the use of these resources. In this sense, this article presents a systematic review of learning objects aimed at education Statistics Education in the early years. The objective of this review was to investigate educational software that are / can be used in the first year of elementary school and at the same time expose the possibilities of using them as educational and methodological resources in the classroom. 2 EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana - vol. 7 - número 1 - 2016 Among the found software, we found that, in addition to most of them are focused on the interpretation of graphs and tables, which can complement potentially classes such content, we found that there is plenty to expand and improve the teaching practice in relation to education statistics of the early years, specifically in the 1st year of primary school, with regard to the uses of these resources in the educational process.


Palavras-chave


Objetos de Aprendizagem; Educação Estatística; Tecnologia; Anos Iniciais; Revisão Sistemática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.3881

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br