Objetos de aprendizagem na educação estatística: uma revisão sistemática
Palavras-chave:
objetos de aprendizagem, educação estatística, tecnologia, anos iniciais, revisão sistemáticaResumo
Com o avanço do uso de tecnologias computacionais no ambiente escolar e, também, a presença de alunos cada vez mais conectados ao mundo virtual, surge nossa preocupação com o processo de ensino, tendo em vista a busca por resultados satisfatórios e significativos para a aprendizagem no que diz respeito ao uso destes recursos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre objetos de aprendizagem voltados ao ensino de Educação Estatística nos anos iniciais. O objetivo dessa revisão foi pesquisar softwares educacionais que são/podem ser utilizados no primeiro ano do ensino fundamental e, paralelamente, expor as possibilidades de utilizá-los como recursos didático-metodológicos em sala de aula. Dentre os softwares encontrados, observamos que, além da maioria deles estar voltada para a interpretação de gráficos e tabelas, o que pode complementar potencialmente as aulas desses conteúdos, foi possível verificar que há muito o que ampliar e aperfeiçoar na prática pedagógica em relação à Educação Estatística dos anos iniciais, mais especificamente no 1º ano do ensino fundamental, no que diz respeito aos usos destes recursos no processo educacional.
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