PICTOGRAMA E SENTIDO DE NÚMERO: SABERES EM MOVIMENTO
PICTOGRAM AND NUMBER SENSE: KNOWLEDGE IN ACTION

Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos, Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki

Resumo


Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de um ciclo de investigação, que é parte integrante de nossa pesquisa de Doutorado, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Matemática/UNESP- Campus Rio Claro. A fundamentação teórica vem da contribuição de Brocardo et al. (2008), Delgado (2013), Mcintosh, Reys e Reys (1992), Spinillo (2006, 2014), Ponte, Brocardo e Oliveira (2006), Campos et al. (2011), dentre outros. A pesquisa é realizada com alunos de uma turma de 1º ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede pública municipal de Uberlândia – Minas Gerais – Brasil. Elegemos para nortear a pesquisa a seguinte pergunta: É possível, por meio de tarefas do contexto de ensino de Estatística, as crianças do ciclo de alfabetização desenvolverem o sentido de número? Como o foco da investigação é o desenvolvimento da ideia ou sentido de número, foram cumpridas pelas crianças diferentes tarefas na perspectiva da Educação Estatística. Para esse artigo, relatamos o desenvolvimento de um Ciclo de Investigação, o "Festival de tampinhas". De nossas análises parciais, inferimos que as tarefas, por nós elaboradas e aplicadas, contribuíram sobremaneira para a construção do sentido de número pelas crianças. 

In this article, we present the development of a investigation cycle, which is part of our Doctoral research in progress at the Graduate Studies Program in Mathematics / UNESP Campus Rio Claro. The theoretical foundation of it is the contribution of Brocardo et al. (2008), Delgado (2013), Mcintosh, Reys e Reys (1992), Spinilo (2006, 2014), Ponte, Brocardo and Oliveira (2006), Campos et al. (2011), among others. The research was conducted with students of the 1st year class of literacy 2 EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana - vol. 7 - número 1 - 2016 cycle of a Municipal public school in Uberlândia - Minas Gerais - Brazil. We elected, to guide the investigation, the following question: Is it possible, regarding children from the literacy cycle, through Statistics teaching context of tasks, that they develop a number sense? As the focus of research is the development of an idea or Number sense, different tasks in the perspective of Education Statistics were exercised by children. For this article, we report the development of one of the research cycle, the "Bottle Caps Festival". From our partial analysis, we infered that the tasks designed and implemented by us, have greatly contributed to the construction of the sense of number by the children.


Palavras-chave


Sentido de número; Investigação Matemática; Educação Estatística

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.4994

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br