ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CLASSIFICAR
Strategies used by Kindergarten Children to Classify

Monik Nawany Silva, Gilda Lisbôa Guimarães

Resumo


Este estudo objetivou investigar as estratégias que crianças da educação infantil (5 anos de idade) utilizavam para classificar. Para tal, realizamos entrevista clinico piagetiana com 20 crianças da Educação Infantil. As crianças responderam três tipos de atividades: classificar a partir de um critério dado, identificar critério de classificação e criar critério de classificação. Os alunos foram solicitados a explicarem suas respostas às atividades. Nossos dados revelam que as crianças apresentaram um melhor desempenho na atividade de classificação a partir do critério dado, uma vez que esse tipo de atividade é comumente apresentado em livros didáticos. Apesar da maior dificuldade nas atividades de identificar e criar critério de classificação, algumas crianças responderam de forma correta, evidenciando a possibilidade desse tipo de atividade desde a educação infantil. Uma vez que acreditamos que as crianças devem realizar pesquisas desde pequenas, é preciso que elas saibam criar critérios de classificação dos dados e a escola tem um importante papel nessa aprendizagem. 

 

ABSTRACT

This study aimed to investigate the strategies that children from kindergarten (5 years old) used to classify. To this end, we conducted clinical Piaget's interviews with 20 children. The children responded three types of activities: Classification from a given criteria, identifying classification criteria and create classification criteria. The students were encouraged to explain their answers to the activity. Our data show that children performed better on the rating activity from the given criteria, since this type of activity is commonly presented in textbooks. Despite the greater difficulty in activities to identify and create classification criteria, some children answered correctly, indicating the possibility of this type of activity from early childhood education. Since we believe that children should conduct research, we need to know that they create data classification criteria and the school has an important role in learning.


Palavras-chave


Educação Infantil; Classificação; Educação Estatística

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v7i1.5002

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br