O Software Educacional na Prática Docente: um olhar da Teoria da Atividade

Autor/innen

  • Walquíria Castelo Branco UFPE

Abstract

Essa pesquisa investigou como os professores integram o software educacional em sua prática de ensino no contexto do laboratório de informática. A Teoria da Atividade de A. N. Leontiev foi usada como referencial teórico, por permitir analisar os objetivos dos professores, as condições de execução das ações e o contexto de desenvolvimento. A metodologia compôs-se da observação etnográfica da prática de oito professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante nove aulas de uma escola particular, seguidas de entrevista. Uma análise da evolução da integração dos computadores na prática dos professores na escola revelou que o processo os conduziu a tomar para si mesmos o papel de elaborar os softwares usados. Os professores reclamavam da impossibilidade de implementar algumas escolhas didáticas na interface computacional pronta. Se por um lado, as interfaces existentes limitavam a integração do software em suas aulas, por outro, com o uso das interfaces criadas pelos professores, a demanda dos alunos por interação dos professores foi alta, dificultando uma mediação pedagógica de qualidade.

Autor/innen-Biografie

Walquíria Castelo Branco, UFPE

Com formação inicial em Filosofia, Walquíria Castelo Branco Lins passou desde a sua especialização a se dedicar a pesquisa em Tecnologia na Educação. Fez seu mestrado pesquisando sobre a prática docente em ambientes de Laboratório de Informática, e seu doutorado em Interações em Ambientes de Imersão 3D.

Zitationsvorschlag

Castelo Branco, W. (2012). O Software Educacional na Prática Docente: um olhar da Teoria da Atividade. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 2(3). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2178

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS