O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA

Autor/innen

  • Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa UFPE
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba UFPE

Abstract

Neste artigo discute-se a importância de se desenvolver entre os estudantes da escolarização básica o raciocínio combinatório, como uma forma de pensamento
que auxilia no aprendizado matemático, bem como de outras áreas do conhecimento, especificamente em conteúdos nos quais a sistematização de informações e análise das mesmas é necessária. Referenciais teóricos são apresentados que defendem a relevância da Combinatória no desenvolvimento de um pensamento lógico proposicional. Dados empíricos de um estudo realizado com 568 estudantes, de escolas públicas e particulares, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio serão apresentados e discutidos.Evidencia-se a influência da escolarização e, em particular, do ensino promovido na escola no desenvolvimento do raciocínio combinatório, bem como se reflete quanto à necessidade de serem considerados em sala de aula os variados significados, distintas relações e propriedades e diversificadas representações simbólicas que compõem as situações combinatórias.

Autor/innen-Biografien

Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, UFPE

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação (Geração) – crispessoa@hotmail.com

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, UFPE

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) e líder do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação (Geração) da Universidade Federal de Pernambuco – rborba@ce.ufpe.br

Zitationsvorschlag

Pessoa, C. A. dos S., & Borba, R. E. de S. R. (2010). O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 1(1). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2182

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Rubrik

ARTIGOS