REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O CONCEITO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Authors

  • Marcelo Sabbatini UFPE

Keywords:

objetos de aprendizagem, recursos educacionais abertos, ensino de ciências, tecnologia educacional

Abstract

Desde sua proposição no início do século XXI, os objetos de aprendizagem polarizaram o debate a respeito da criação, compartilhamento e reutilização de conteúdos didáticos digitais no contexto da educação online e a distância. A partir de sua definição e da revisão de características como a utilização de padrões técnicos, a granularidade e a modelagem de seu uso pedagógico, buscamos analisar criticamente este conceito visando compreender o potencial dos objetos de aprendizagem para a conformação de uma “economia informacional”, operacionalizada por repositórios digitais construídos coletivamente e/ou de acordo com o planejamento educacional de países e regiões. Especificamente em relação ao ensino de ciências e matemática, questionamos em que medida esta expressão da tecnologia educacional assume pressupostos epistemológicos distantes da atual concepção de conhecimento científico, resgatando além do mais elementos do instrucionismo e da pedagogia tecnicista. Finalmente, contextualizamos os objetos de aprendizagem o movimento da informação e do conhecimento livre e, especialmente, do emergente conceito de recursos educacionais abertos (REA) em função da lógica comum de compartilhamento e reutilização.

Author Biography

Marcelo Sabbatini, UFPE

Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC.

Published

2013-03-10

How to Cite

Sabbatini, M. (2013). REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O CONCEITO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(3). Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2189

Issue

Section

ARTIGOS