A geometria fractal e a formação do professor de Matemática: constructos possíveis
DOI :
https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.241658Mots-clés :
formação de professores, Geometria Fractal, ensino de matemática, contextualizaçãoRésumé
A formação de professores de matemática constantemente vem sendo cada vez mais discutida em pesquisas na aérea da Educação Matemática. Nesse sentido, apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Cientifica, realizada na Universidade do Estado do Amazonas, no Centro de Estudos Superiores de Parintins, com o objetivo de evidenciar as contribuições da Geometria Fractal para a formação de um professor de matemática. Para construção dos dados utilizamos um estudo documental dos parâmetros curriculares da Educação Básica e do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP. Os resultados nos permitiram descrever os conhecimentos de Geometria que são adquiridos pelos licenciandos em Matemática do CESP e compreender como a Geometria Fractal pode se relacionar com alguns conteúdos de matemática da Educação Básica.
Références
BARBOSA, R. M. Descobrindo a Geometria Fractal: para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BERKENBROCK-ROSITO, M. M. A história tecida em retalhos: uma prática formativa de professores e pesquisadores à luz da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. In: BERKENBROCK-ROSITO, M. M.; HAAS, C. M. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: políticas e práticas de formação de professores. Rio de Janeiro: Wak, 2014. p. 143-176.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME; 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomumcurricular.mec.gov.br>. Acesso em: 22 nov. 2018.
CARVALHO, H. C. Geometria Fractal: perspectivas e possibilidades para o ensino de matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém, 2005.
COSTA, L. F. M. Metodologia do Ensino da Matemática: fragmentos possíveis. Manaus: BK Editora, 2018.
DENZIN, N. K. Triangulation in educational research. In: KEEVES, J. P. (Ed). Educational research, methodology, and measurement. An international handbook. Oxford: Pergamon Press, 1988. p. 318-322.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
JANOS, M. Matemática e Natureza. São Paulo: Livraria da Física Ed., 2009.
JUNIOR, L. C. L.; ONUCHIC, L. R. Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas Como Prática Sociointeracionista. Rev. Bolema. Rio Claro. v. 29, n. 53, p. 955-978, 2015.
MANDELBROT, B. B. Objectos Fractais. Lisboa: Gradiva, 1989.
MANDELBROT, B. B. La Geometría Fractal de la Naturaleza. Barcelona: Tusquet Editores, 2009.
MINAYO, M. C. S. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 19-51.
MIRANDA, J. G. V. et al. Geometria fractal: propriedades e características de fractais ideais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 1-10, 2008. Disponível em: www.sbfisica.org.br, Acesso em: 23 fev. 2018.
MORAES, C. C. A Geometria dos Fractais aplicada na 6ª serie do Ensino Fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2007.
NASCIMENTO, R. C.; COSTA, L. F. M.; FONSECA, J. C. M. A Geometria Fractal e a Formação do Professor de Matemática: encontros possíveis. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 5. 2018. Belém, Anais Eletrônicos. Belém: UFOPA, 2018. 1 CD – ROM
ONUCHIC, L. R. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde vamos? Rev. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 88-104, 2013.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SANTOS, W. L. Q. Desenho Geométrico: a régua e o compasso como recurso didático na compreensão de propriedades de Polígono Regulares. 2016. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto, 2016.
UEA. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.