A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Cecília Augusta Figueiredo da Rocha Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPE Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240412

Resumo

O crescimento da população, a industrialização e a urbanização têm sido responsáveis pelo aumento nos índices de consumo e da geração de resíduos. Assim, nosso modo de vida, com seus excessos de consumo que geram lixo, precisa ser avaliado, e vem sendo, de fato, uma preocupação para alguns segmentos da sociedade. Esta pesquisa apresenta o papel da escola nesse contexto, no que diz respeito à educação ambiental em resíduos sólidos. A abordagem do tema resíduos sólidos deve ter como finalidade propor a geração e o gerenciamento adequados de resíduos, que envolve aspectos culturais, políticos, econômicos, sociais e ambientais, pois inclui temas como o uso de recursos naturais, produção, distribuição, consumo, descarte, coleta, tratamento e disposição de resíduos, bem como sua transformação/introdução na cadeia produtiva. A educação ambiental, como práxis educativa, pressupõe decidir em que mundo queremos viver e como construí-lo. Desta forma, este trabalho pode contribuir para uma perspectiva mais reflexiva dos professores de geografia que pretendam abordar em suas aulas a temática ambiental e, em particular, o tema resíduos sólidos.

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Publicado

2018-01-23

Como Citar

Rocha, C. A. F. da. (2018). A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(1), 35–55. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240412