FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INDISSOCIABILIDADE TEORIA E PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240420Resumo
O presente artigo objetiva refletir sobre importância do Estágio Supervisionado na formação de professores de Geografia a partir da experiência vivenciada junto a Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada na cidade de Salvador - Bahia. O Estágio contou com o desenvolvimento da observação e diagnóstico do espaço escolar, do planejamento das intervenções didático-pedagógicas e da regência em turma do 6º ano do ensino fundamental. O presente texto foi divido em duas partes. No primeiro momento, busca-se relacionar o ensino da Geografia na atualidade e a importância de se pensar o Estágio como eixo integrador teoria/prática na formação do profissional docente. No segundo momento, procura-se refletir sobre a regência realizada demostrando a necessidade de replanejamentos das ações e de iniciativas voltadas à resolução de situações-problema identificadas no tratamento dos conteúdos geográficos, trazendo como exemplo o trabalho com a educação cartográfica desenvolvido com os alunos. Destaca-se que o Estágio está para além da aplicação de teorias em sala de aula e deve figurar-se como ambiente de aperfeiçoamento da tarefa de planejar, executar e repensar a prática da docência, num ir e vir entre ação e reflexão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.