CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA

Autores

  • Josias Ivanildo Flores de Carvalho
  • Francisco Kennedy Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240424

Resumo

A formação docente constitui-se como campo de investigação estratégico para compreensão das dinâmicas e processos associados diretamente a docência. Diante desta proposição e Apoiando-se em diversos estudos que tratam da importância da formação inicial em nível superior e de seus entrelaçamentos com as políticas públicas educacionais e seus desdobramentos com os programas formativos, nos colocamos diante do desafio de analisar de forma crítica-situacional os mecanismos de ação e de reestruturação em rede a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da formação inicial dos alunos do curso de licenciatura em Geografia de duas instituições (UFPE e UPE). Mediante as exigências do objeto optou-se pela pesquisa qualitativa. Por tratar-se de um trabalho de investigação em fase inicial, este artigo configura-se, portanto como pesquisa do tipo ‘estado da arte’ ou ‘estado do conhecimento’, que subsidiará as fases de campo.

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Publicado

2018-01-23

Como Citar

Carvalho, J. I. F. de, & Kennedy, F. (2018). CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(1), 207–217. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240424