OS SENTIDOS DO SER PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM PROCESSO FORMATIVO

Laís Rodrigues Campos

Resumo


Este artigo traz algumas reflexões sobre a formação inicial docente em Geografia a partir do processo de estágio em curso superior, no sentido de demonstrar os obstáculos e avanços do percurso formativo de professores. Assim, o estudo aqui apresentado é resultado de atividades da disciplina Estágio Supervisionado com alunos do curso de licenciatura em Geografia, no intuito de problematizar esse contexto a partir de três momentos: observação em sala, construção de portfólios e a roda de conversa com os alunos da graduação. Após essas etapas foram realizados dois tipos de análise dos dados: do conteúdo dos relatos escritos e dos discursos nos espaços de diálogos. Desse modo, conclui-se que os sentidos atribuídos pelos alunos à categoria professor aparece ancorada nos fundamentos teórico-metodológicos para formação inicial docente e na busca cada vez mais aproximada da relação universidade-escola.


Palavras-chave


Ensino de Geografia, Estágio, Formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2018.v1n3id240432

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




INDEXADORES E BASE DE DADOS