A CIDADE COMO PALCO DA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: pensar a cidade, conceber a cidadania

Lorena Alves, Lucas Viana Botelho

Resumo


Enquanto espaço onde se apresentam teias de relações sociais, políticas, econômicas, ambientais, etc., a cidade concentra diversos aspectos que viabilizam a aprendizagem geográfica. Ou seja, na cidade pode-se constatar elementos que permitem ao professor de Geografia mediar a compreensão dos processos que dão origem às tramas relacionais em sociedade e, consequentemente, levar o aluno a construir o senso de cidadania. Este artigo objetiva compreender como a cidade, do ponto de vista da Geografia, permite pensar e construir a cidadania, durante o processo de formação do aluno, enquanto sujeito social. Para tal, faz-se uma revisão bibliográfica, transitando por entre referenciais que compõe um estado do conhecimento sobre a temática, abrindo espaço para um debate acerca da pertinência de tratar a cidade em sala de aula, como espaço que em si próprio contém inúmeros diálogos passíveis de serem retratados por professores e alunos em busca do aprender Geografia.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Aprendizagem; Cidade; Cidadania

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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2018.v1n2id240442

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