Reflexões sobre uma oficina de cosmografia e de orientação geográfica: tecendo relatos de prática sobre o pibid geografia ufsm 2018
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241418Palavras-chave:
oficina pedagógica, ensino fundamental, proposta didáticaResumo
Pensar a relação entre a cosmografia e a orientação geográfica é fundamental para o desenvolvimento de noções sobre a localização espacial nos estudantes da educação básica. Assim, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto Geografia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pensaram a presente prática pedagógica para ser desenvolvida em suas turmas de atuação no segundo semestre de 2018. Com base nisso, o presente trabalho objetiva apresentar e discutir uma oficina pedagógica sobre cosmografia e orientação geográfica realizada pelos bolsistas PIBID Geografia da UFSM na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, localizada na região administrativa sul de Santa Maria/RS. A oficina foi realizada com duas turmas de 7º ano. Para sua realização, os bolsistas, primeiramente, observaram duas aulas em cada turma e conheceram brevemente o contexto dos estudantes. Neste momento de observação, realizaram a sondagem dos temas de interesses dos alunos para definirem qual assunto poderiam abordar. Após, desenvolveram um plano de aula para a oficina e organizaram os materiais necessários para a realização das práticas. Por fim, aplicaram as atividades e sistematizaram esse texto refletindo sobre a proposta pedagógica empreendida. A oficina motivou os estudantes quanto à retomada das temáticas que já haviam sido trabalhadas no ano anterior e auxiliou na construção e no avivamento dos conhecimentos geográficos sobre a temática.
Referências
ASCENÇÃO, V. O. R.; VALADÃO, R. C. Abordagem do conteúdo “relevo” na educação básica. In: CAVALCANTI, L. S. Temas da Geografia na escola básica. Campinas, SP: Papirus, 2013.
BATISTA, N. L. et al. S. O mapa de orientação como recurso didático na alfabetização cartográfica. XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento e XXV Exposicarta. Gramado, RS, 2014.
BATISTA, N. L. et al. Geografia e ensino I: uma experiência de integração universidade-escola na formação de professores de Geografia. Geographia meridionalis, v. 3, p. 364, 2017.
BRASIL. Portaria GAB nº 45, de 12 de março de 2018: Dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/ legislacao/01032018-portaria-n-38-de-28- 02-2018-residencia-pedagogica.pdf. Acessado em 11 de dezembro de 2018
DAMBROS, G. Por uma cartografia interativa: jogo digital para a alfabetização cartográfica no ensino fundamental. 122 páginas. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria/RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
LIMA, E.F. (Org.). Sobrevivências no início de carreira. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.
PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.
RODRIGUES, T. T. A cosmografia geográfica como objeto de estudo para a compreensão das dinâmicas terrestres. Cadernos de Geografia (Coimbra), v. 1, p. 55-65, 2019.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. A. (Org.). Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
SOBREIRA, P. H. A. Cosmografia Geográfica: a astronomia no ensino de Geografia. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Geografia Física, Universidade de São Paulo – USP, 2005.
SOBREIRA, P. H. A. Releitura do conceito de cosmografia: a interface entre os estudos astronômicos e geográficos. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), n. 1, v. 32, 2012, 161- 175.
TEIXEIRA, C. C; CASTROGIOVANNI, A. C. Orientação e lateralidade: uma proposta à luz da epistemologia genética. II Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. Florianópolis: Anais eletrônicos UFSC, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabiano Dal Ongaro, Maicon Douglas Herber, Natália Lampert Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.