Reflexões sobre uma oficina de cosmografia e de orientação geográfica: tecendo relatos de prática sobre o pibid geografia ufsm 2018

Autores

  • Fabiano Dal Ongaro UFSM
  • Maicon Douglas Herber UFSM
  • Natália Lampert Batista UFSM

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241418

Palavras-chave:

oficina pedagógica, ensino fundamental, proposta didática

Resumo

Pensar a relação entre a cosmografia e a orientação geográfica é fundamental para o desenvolvimento de noções sobre a localização espacial nos estudantes da educação básica. Assim, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto Geografia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pensaram a presente prática pedagógica para ser desenvolvida em suas turmas de atuação no segundo semestre de 2018. Com base nisso, o presente trabalho objetiva apresentar e discutir uma oficina pedagógica sobre cosmografia e orientação geográfica realizada pelos bolsistas PIBID Geografia da UFSM na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, localizada na região administrativa sul de Santa Maria/RS. A oficina foi realizada com duas turmas de 7º ano. Para sua realização, os bolsistas, primeiramente, observaram duas aulas em cada turma e conheceram brevemente o contexto dos estudantes. Neste momento de observação, realizaram a sondagem dos temas de interesses dos alunos para definirem qual assunto poderiam abordar. Após, desenvolveram um plano de aula para a oficina e organizaram os materiais necessários para a realização das práticas. Por fim, aplicaram as atividades e sistematizaram esse texto refletindo sobre a proposta pedagógica empreendida. A oficina motivou os estudantes quanto à retomada das temáticas que já haviam sido trabalhadas no ano anterior e auxiliou na construção e no avivamento dos conhecimentos geográficos sobre a temática.

Biografia do Autor

Fabiano Dal Ongaro, UFSM

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)  e Bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Geografia da UFSM

Maicon Douglas Herber, UFSM

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)  e Bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Geografia da UFSM

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestra e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015 e 2019 respectivamente). Pós-doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM (PNPD/CAPES). Foi Supervisora do PIBID Geografia UFSM, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, em 2018 e 2019.

Referências

ASCENÇÃO, V. O. R.; VALADÃO, R. C. Abordagem do conteúdo “relevo” na educação básica. In: CAVALCANTI, L. S. Temas da Geografia na escola básica. Campinas, SP: Papirus, 2013.

BATISTA, N. L. et al. S. O mapa de orientação como recurso didático na alfabetização cartográfica. XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia, V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento e XXV Exposicarta. Gramado, RS, 2014.

BATISTA, N. L. et al. Geografia e ensino I: uma experiência de integração universidade-escola na formação de professores de Geografia. Geographia meridionalis, v. 3, p. 364, 2017.

BRASIL. Portaria GAB nº 45, de 12 de março de 2018: Dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/ legislacao/01032018-portaria-n-38-de-28- 02-2018-residencia-pedagogica.pdf. Acessado em 11 de dezembro de 2018

DAMBROS, G. Por uma cartografia interativa: jogo digital para a alfabetização cartográfica no ensino fundamental. 122 páginas. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria/RS: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

LIMA, E.F. (Org.). Sobrevivências no início de carreira. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

RODRIGUES, T. T. A cosmografia geográfica como objeto de estudo para a compreensão das dinâmicas terrestres. Cadernos de Geografia (Coimbra), v. 1, p. 55-65, 2019.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. A. (Org.). Geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

SOBREIRA, P. H. A. Cosmografia Geográfica: a astronomia no ensino de Geografia. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Geografia Física, Universidade de São Paulo – USP, 2005.

SOBREIRA, P. H. A. Releitura do conceito de cosmografia: a interface entre os estudos astronômicos e geográficos. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), n. 1, v. 32, 2012, 161- 175.

TEIXEIRA, C. C; CASTROGIOVANNI, A. C. Orientação e lateralidade: uma proposta à luz da epistemologia genética. II Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. Florianópolis: Anais eletrônicos UFSC, 2014.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Como Citar

Dal Ongaro, F., Herber, M. D., & Batista, N. L. (2019). Reflexões sobre uma oficina de cosmografia e de orientação geográfica: tecendo relatos de prática sobre o pibid geografia ufsm 2018. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(2), 83–98. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.241418