Alicerces às aulas: princípios, conceitos e categorias geográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.243921

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Princípios geográficos, Aportes teóricos, Aprendizagem., Construção de conhecimentos

Resumo

A noção e a dimensão espacial, nas pesquisas e no ensino, são objetos de análise em diferentes áreas do conhecimento. Neste artigo, colocamos em discussão as relações entre princípios, conceitos e categorias, para afirmar o espaço como corpus que sustenta a análise espacial pelo viés geográfico. Construímos argumentos que propõem esses processos como enlaces com as temáticas propostas nas aulas e, também, como possibilidade prospectiva e criativa. Metodologicamente, o texto, organizado em três partes que focam essas noções, é configurado como estudo bibliográfico resultante de pesquisas teóricas que dialogam com nossas vivências de professoras. A investigação permite inferir, conjugando o natural e o social, que os princípios são leis elaboradas, os conceitos são generalizações e as categorias são modos de abordar. São possibilidades de realização da análise espacial, assumida pela arguição envolvendo a singularidade e a associação entre essas noções, e essas sistematizações são possibilidades à imaginação criadora.

Biografia do Autor

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora na UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia, PPGE/Mestrado em Educação e colaboradora no PPGH/Mestrado em História. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuou durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Sua pesquisa, extensão e ensino se relacionam com noções implicadas nos processos de ensinar e aprender, com destaque à perspectiva da educação geográfica, sustentada em conceitos e categorias espaço-temporais (cotidiano, lugar, paisagem, região, território/fronteiras). Realiza estudos no campo da política curricular, abrangendo temas relacionados com a potência do cotidiano na perspectiva da educação integral. É pesquisadora (líder) do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE - UFFS/SC), grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (UNIJUI/RS) e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGE - UFSCAR/SP).

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Orientadora de mestrado e de doutorado e supervisora de pós-doutorado no Programa de Pós graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. Professor colaborador na Universidade Federal da Fronteira Sul com orientação no mestrado de Geografia. Tutora de convenio internacionais - Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) e Universidad Academia de Humanismo Cristiana ( Santiago do Chile). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação geográfica, geografia, ensino de geografia, cidade e cidadania.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Andreis, A. M., & Callai, H. C. (2019). Alicerces às aulas: princípios, conceitos e categorias geográficas. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(3), 80–101. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.243921