Foundations for classrooms: geographical principles, concepts and categories

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.243921

Keywords:

Geography Teaching, Geographical principles, Theoretical contributions, Learning, Construction of knowledge

Abstract

The notion and spatial dimension in research and teaching are objects of analysis in different areas of knowledge. In this article, we put in discussion the relationship between principles, concepts and categories, to say the space as corpus that supports spatial analysis by geographic bias. We construct arguments that propose these processes as links to the themes proposed in class and also as forward-looking and creative possibility. Methodologically, text, organized into three sections that focus on these notions, is configured as a result bibliographical study of theoretical research that dialogue with our experiences of teachers. The research allows us to infer, combining natural and social that the principles are designed laws the concepts are generalizations and categories are ways of approaching. They are possibilities for realization of spatial analysis, taken by the complaint involving the uniqueness and the association between these notions, and these systematizations should are possibilities to the creative imagination

Author Biographies

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora na UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, PPGGeo/Mestrado em Geografia, PPGE/Mestrado em Educação e colaboradora no PPGH/Mestrado em História. Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Atuou durante mais de vinte anos como professora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). Sua pesquisa, extensão e ensino se relacionam com noções implicadas nos processos de ensinar e aprender, com destaque à perspectiva da educação geográfica, sustentada em conceitos e categorias espaço-temporais (cotidiano, lugar, paisagem, região, território/fronteiras). Realiza estudos no campo da política curricular, abrangendo temas relacionados com a potência do cotidiano na perspectiva da educação integral. É pesquisadora (líder) do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação (GPETE - UFFS/SC), grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (UNIJUI/RS) e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGE - UFSCAR/SP).

Helena Copetti Callai, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1973), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Orientadora de mestrado e de doutorado e supervisora de pós-doutorado no Programa de Pós graduação em Educação nas Ciências- UNIJUI. Professor colaborador na Universidade Federal da Fronteira Sul com orientação no mestrado de Geografia. Tutora de convenio internacionais - Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) e Universidad Academia de Humanismo Cristiana ( Santiago do Chile). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação geográfica, geografia, ensino de geografia, cidade e cidadania.

References

ANDREIS, Adriana Maria. La producción de significados y representaciones del espacio por la Geografía escolar: posibilidades y limitaciones en los mapas. Revista Geográfica de América Central. Nº 45, II Semestre 2010 p. 15–29.

ANDREIS, Adriana Maria. Ensino de Geografia: fronteiras e horizontes. Porto Alegre: ComPasso Lugar Cultura, 2012.

ANDREIS, Adriana Maria. Cotidiano: uma categoria geográfica para ensinar e aprender na escola. Tese (Doutorado), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Ijuí/RS, 2014.

BACHELARD, Gaston. La poética del espacio. México: FCE, 1975.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João editores, 2010.

BERNARDES, Antônio. Quanto às categorias e aos conceitos. Revista Formação Online, n. 18, v. 2, p. 165-171, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/viewFile/602/1225. Acesso em: 15 maio 2013.

BULAVKA, Ludmila; BUZGALIN, Aleksander. Os próximos cem anos de Mikhail Bakhtin: a dialética do diálogo versus a metafísica do pós-modernismo. Revista Novos Rumos. Ano 20, n. 44, 2005 p.4-14. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/novosrumos/article/view/2130. Acesso em: 25 abr. 2013.

CALLAI, Helena Copetti (org). Educação geográfica: Reflexão e prática. Ijuí/RS: Editora da UNIJUI, 2011.

CALLAI, Helena Copetti (org). A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí/RS: Editora da UNIJUI, 2013.

CRUZ, Valter do Carmo. Uma proposta metodológica para o uso/operacionalização dos conceitos na pesquisa em geografia.

ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS – ENG, 16., Porto Alegre, 2010. Porto Alegre, 2010. Disponível em: www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho. Acesso em: 7 abr. 2013.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2010.

GALLO, Silvio. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na educação básica. In: Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 22, n. 44, p. 55-78, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/issue/view/229>. Acesso em: 8 abr. 2013.

GARCÍA RUIZ, Antonio Luis; JIMÉNEZ, José Antonio; RODRÍGUEZ, Efrén. Bases teóricas do modelo de princípios científico-didáticos para o ensino de Geografia e História. Revista Paradigma, v. XXX, n. 1, jun. 2009, p. 31-61. Disponível em: http://www.scielo.org.ve/pdf/pdg/v30n1/art03.pdf. Acesso em: 18 out. 2012.

GARCÍA RUIZ, Antonio Luis; JIMÉNEZ, José Antonio. Los principios científico-didácticos (PCD): nuevo modelo para la enseñanza de la geografía y de la historia. Granada, España: Universidad de Granada, 2006.

HAESBAERT, Rogério. Espaço como categoria e sua constelação de conceitos: uma abordagem didática. In: TONINI, I. et al. O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 109-120.

MAIA, Adriano C; ALVES, Flamarion D. Categorias e epistemologia: reflexões teórico-metodológicas na ciência geográfica. V Encontro de grupos de Pesquisa. Grupo de pesquisa em educação e território. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 25-27 nov. 2009. Disponível em: http://w3.ufsm.br/gpet/engrup/vengrup/anais/4/Adriano%20Maia_NEA%20UNESP.pdf Acesso em: 20 jan. 2013.

MAFFESOLI, Michel. A terra fértil do cotidiano. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 36, p. 5-9, ago. 2008, quadrimestral. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/4409/3308. Acesso em: 18 dez. 2012.

MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2008.

MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martin Fontes, 1998.

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Para uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2008.

MÜLLER, Max; HALDER, Alois. Breve diccionario de filosofía. Barcelona: Editorial Herder, 1976.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2004.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Edusp, 2008a.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. São Paulo: Edusp, 2008b.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2008c.

VEIGA-NETO, Alfredo. É preciso ir aos porões. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012, p. 267-282. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n50/v17n50a02.pdf. Acesso em: 2 abr. 2013.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Gráfica Salvá, 1979.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escojidas IV. Madrid: Visor, 1993-1997.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. La imaginación y la arte en la infancia. Madrid: Akal, 2012.

WERTSCH, James. Voces de la mente: un enfoque sociocultural para el estudio de la acción mediada. Madrid: Visor, 1993.

Published

2019-12-01

How to Cite

Andreis, A. M., & Callai, H. C. (2019). Foundations for classrooms: geographical principles, concepts and categories. Revista Ensino De Geografia (Recife), 2(3), 80–101. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.243921