Consumo consciente por meio da educação ambiental na escola
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244511Palavras-chave:
Cotidiano Escolar, Transversalidade, CriticidadeResumo
Este trabalho se debruçou em pesquisar um referencial teórico capaz de embasar a produção de propostas e ações para a efetivação da Educação Ambiental (EA) na escola por meio da transversalidade. Segue com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) instigando debates acerca da relação entre EA e a construção do consumo consciente no ambiente escolar. A pesquisa aponta uma abordagem qualitativa com enfoque na Educação Ambiental Crítica. Para tal, é necessário que reconheçamos a importância de avançar na apropriação de instrumentos que contribuam para a produção da criticidade na reflexão das ações a valores sociais materializados na escola. Assim, apresentamos o projeto “Consumo consciente, escola inteligente”, para ser implantado na Educação Básica, ensino fundamental II. Por meio deste é possível relacionar a EA e os conteúdos de diversos saberes, utilizando assuntos que envolvem o cotidiano escolar e ações nesse espaço, culminando para além do olhar crítico, mas, o olhar capaz de propor soluções que equilibrem o consumo e o meio em que se encontram.
Referências
BOFF, L.. Cuidar da Terra, proteger a Vida: como evitar o Fim do Mundo. Rio de Janeiro: Record, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL.. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. MEC, 2019. Brasília, DF, 2019. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf Acesso em 01 Nov. 2019.
CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p. 13-24.
CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica). Resolução Nº 7, de 07 de abril de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de julho de 2010, Seção 1, p. 24. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5367-pceb007-10&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 Nov. 2019.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.
INSTITUTO AKATU. Conheça as 6 perguntas do consumo consciente que ajudam a diminuir impactos negativos no meio ambiente. Akatu. 30 de maio de 2017. Disponível em: https://www.akatu.org.br/releases/conheca-as-6-perguntas-do-consumo-consciente-que-ajudam-diminuir-impactos-negativos-no-meio-ambiente/ Acesso em: 10 de Out. 2019.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. In: Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p. 25-34.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995, 107 p.
LIGA sustentável. Produção FCDL/Santa Catarina. Santa Catarina, 2018. 4º vídeo 4’34”. Disponível em http://ligasustentavel.com.br/videos/4o-episodio/ Acesso em: 07 de out. 2019.
REDAÇÃO PENSAMENTO VERDE. Ecologia e educação ambiental por um futuro melhor. Pensamento Verde, 23 de Mai., 2013. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/atitude/ecologia-e-educacao-ambiental-por-um-futuro-melhor/#. Acesso em: 10 de out. 2019.
RIO 92. Tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global. Documento elaborado pelo Fórum Global das Organizações Não Governamentais, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro, 1992.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf
Acesso em: 10 de Out. 2019.
SATO, M. Apaixonadamente pesquisadora em educação ambiental. Educação: Teoria e Prática. Vol. 9, nº 16, jan-jul, 2001 e nº 17, jul-dez, 2001, p. 24-35.
VARGAS, C. B. de. Sustentabilidade e Consumo Consciente: A Percepção da Evolução do Modo de Consumir e como isso Pode Afetar a Gestão nos Próximos Anos. In: XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, 1, 2015, Caxias do Sul, 2015. p. 02-06.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leandra de Lourdes Rezende Amaral, Gabriel Gonçalves Arantes, Maria Beatriz Junqueira Bernardes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.