Consumo consciente por meio da educação ambiental na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244511

Palavras-chave:

Cotidiano Escolar, Transversalidade, Criticidade

Resumo

Este trabalho se debruçou em pesquisar um referencial teórico capaz de embasar a produção de propostas e ações para a efetivação da Educação Ambiental (EA) na escola por meio da transversalidade. Segue com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) instigando debates acerca da relação entre EA e a construção do consumo consciente no ambiente escolar. A pesquisa aponta uma abordagem qualitativa com enfoque na Educação Ambiental Crítica. Para tal, é necessário que reconheçamos a importância de avançar na apropriação de instrumentos que contribuam para a produção da criticidade na reflexão das ações a valores sociais materializados na escola. Assim, apresentamos o projeto “Consumo consciente, escola inteligente”, para ser implantado na Educação Básica, ensino fundamental II. Por meio deste é possível relacionar a EA e os conteúdos de diversos saberes, utilizando assuntos que envolvem o cotidiano escolar e ações nesse espaço, culminando para além do olhar crítico, mas, o olhar capaz de propor soluções que equilibrem o consumo e o meio em que se encontram.

Biografia do Autor

Leandra de Lourdes Rezende Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

Gabriel Gonçalves Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Geografia. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Gegrafia /UFU

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Publicado

2020-04-08

Como Citar

Amaral, L. de L. R., Arantes, G. G., & Bernardes, M. B. J. (2020). Consumo consciente por meio da educação ambiental na escola. Revista Ensino De Geografia (Recife), 3(1), 45–57. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244511