CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E OS DESAFIOS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA

Louislane Araujo Pinto, Roberto Antero da Silva, Mauricio Ferreira Mendes

Resumo


Experiências vivenciadas na prática de sala de aula são essenciais para a formação inicial de professores. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar contribuições para a formação inicial de professores em Geografia por meio de experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína, referente ao período de 2018 a 2019, pautando a educação cartográfica. Para tanto, utilizou-se técnicas de estudo de caso aplicadas no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, localizado em Araguaína/TO como laboratório de aprendizagens e também espaço de formação docente, associada a pesquisa qualitativa, onde o pesquisador trabalha com o universo de fenômenos. Conclui-se que o PIBID é extremante importante, visto que o programa fornece elementos chaves na articulação de diversas instruções no processo de ensino/aprendizagem, na aplicação de novas metodologias, proporcionado uma troca de saberes, pautando a teoria/prática, obtendo resultados positivos na formação de professores para atuação na Educação Básica.


Palavras-chave


Cartografia; ensino/aprendizagem; formação de professores; PIBID; Tocantins.

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DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n1id244697

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