Contribuições do PIBID-geografia para a formação inicial de professores e os desafios no ensino de cartografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244697Palavras-chave:
Cartografia, ensino e aprendizagem, formação de professores, PIBID, TocantinsResumo
Experiências vivenciadas na prática de sala de aula são essenciais para a formação inicial de professores. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo apresentar contribuições para a formação inicial de professores em Geografia por meio de experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína, referente ao período de 2018 a 2019, pautando a educação cartográfica. Para tanto, utilizou-se técnicas de estudo de caso aplicadas no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, localizado em Araguaína/TO como laboratório de aprendizagens e também espaço de formação docente, associada a pesquisa qualitativa, onde o pesquisador trabalha com o universo de fenômenos. Conclui-se que o PIBID é extremante importante, visto que o programa fornece elementos chaves na articulação de diversas instruções no processo de ensino/aprendizagem, na aplicação de novas metodologias, proporcionado uma troca de saberes, pautando a teoria/prática, obtendo resultados positivos na formação de professores para atuação na Educação Básica.
Referências
ALMEIDA, Rosângela Doin de; ALMEIDA, Regina Araújo de. Fundamentos e perspectivas da cartografia escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, Uberlândia/MG, v. 4, n. 63, p. 885-897, 2014.
BAGGIO, Lucilma Maria; CAMPOS, Ricardo Aparecido. Aproximando conceitos e práticas no Ensino de Geografia com o uso de recursos tecnológicos. Cadernos PDE, Jacarezinho/PR, v. 1, n. 1, p. 1-17, 2017.
BNNC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: set. 2019.
BRENDA, Thiara Vichiado. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. 164 f. Tese (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEMTEC, 1997.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior. PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 21 set. 2019.
CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César de. História da Cartografia. Natal: EDUFRN, 2008.
FERRACINI, Rosemberg. Entrevista com a professora Dra. Sonia Castellar: da formação de professores ao livro didático. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 241-274, 2014.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia no ensino de geografia: a aprendizagem mediada. 2001. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campinas/SP, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, Anniele Sarah Ferreira de. Formar professores-pesquisadores numa escola de bacharéis: a cultura do Pibid de Geografia da Unicamp. 2016. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP, 2016.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
LISBOA, Severina. Sarah. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem dos conteúdos geográficos escolares. Revista Ponto de Vista, v. 4, n. 1, Viçosa, p. 23-35, 2007.
MARCEDO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Merceio: EDUFAL, 1999.
MOURA, Jeani Delgado Paschoal; ALVES, José. Pressupostos teórico ¬metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa. Geografia, Londrina, v. 11, n. 2, p. 309-319, 2002.
NUNES, Cely do Socorro Costa. Os sentidos da formação continua de professores: o mundo do trabalho e a formação de professores no Brasil. 2000. 155 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2000.
OLIVEIRA, Anízia Conceição Cabral de Assunção. Competências didático-pedagógicas para o ensino de geografia e os desafios à prática docente. In: VI Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão/SE, 2012, p.1-13.
PIMENTA, Sônia de Almeida; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Elementos da didática: os diferentes métodos de ensino. Campina Grande/PB: EDUEP, 2008.
SANTOS, Cátia dos; PEDROTTI, Alceu; MATOS, Alda Lisboa de; SANTANA, Ana Paula Silva de. A cartografia e o ensino de geografia. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, v. 2, n. 47, 2011.
SOUSA, José Gilberto; KATUTA, Ângela Massumi. A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
WOITOWICZ, Eliete; SCHLOSSER, Marli Terezinha Szumilo. Atribuições do PIBID na formação inicial de professores de Geografia. Bol. geogr., Maringá, v. 36, n. 1, p. 30-47, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Louislane Araujo Pinto, Roberto Antero da Silva, Mauricio Ferreira Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.