A leitura de mundo a partir dos mapas temáticos: análise comparativa dos materiais didáticos do Brasil e da Espanha
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2020.244787Palavras-chave:
Material didático, Pensamento Espacial, Cartografia, Brasil, EspanhaResumo
Ao conceber a Cartografia como uma ferramenta que possibilita explicar, interpretar e representar o espaço, acredita-se que a mesma permite efetuar o raciocínio geográfico através dos mapas temáticos, que possuem o objetivo de aprofundar os estudos sobre os fenômenos espaciais e a dimensão destes, investigando, assim, a natureza, a dinâmica e a concepção destes fenômenos espaciais. No Brasil, os mapas temáticos são comumente utilizados como um método de ilustração e localização de locais. Na Espanha, observa-se que o mesmo ocorre, pois, muitas vezes seus materiais didáticos também se preocupam em demonstrar a localização de países e da ocorrência de fenômenos. Aliado ao fato de que o primeiro documento curricular padronizado escolar para o território brasileiro foi inspirado pelas reformas escolares espanholas, almeja-se exibir uma comparação entre os mapas inseridos nas propostas didáticas espanholas e brasileiras, apresentando os resultados obtidos a partir dos materiais didáticos utilizados pelas escolas públicas do estado de São Paulo, na região sudeste do Brasil, denominado de Caderno do Professor e do livro didático Geografia i Història, da Espanha. Este estudo utilizou um esquema desenvolvido com base no pensamento espacial para explorar a complexidade dos exercícios que envolvem mapas temáticos.
Referências
De Miguel, R. Pensamiento espacial y conocimiento geográfico en los nuevos estilos de aprendizaje, Actas del XI Congreso Nacional de Didáctica de la Geografía, 2016, 11-39.
Gersmehl, P. J.; Gersmehl, C. A. Spatial thinking by young children: Neurologic evidence for early development and educability, Journal of Geography, 106 (5), 2007, p. 181–19.
Jo, I; Bednarz, S. W. Evaluating geography textbook questions from a spatial perspective: usng concepts of space, tools of representation, and cognitive processes to evaluate spatiality, Journal of Geography, 108 (1), 2009, 4-13.
National Research Council. Learning to Think Spatially. The National Academies Press. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.17226/11019. Acesso em jan. de 2020.
Simielli, M. E. R. Cartografia e Ensino: proposta e contraponto de uma obra didática, Memorial para Concurso (Livre Docência), 1996.
Tonini, I.; Claudino, S; Souto, X. Mudanças e continuidades nos livros didáticos de Geografia: uma análise comparativa entre Brasil, Espanha e Portugal, Revista Terra Livre, 2, 2017, 45, 31-61.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Raiane Florentino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.