RECURSOS MULTIDIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Nádson Ricardo Leite de Souza, Nathália Rocha Morais, Maria do Socorro Silva Salvador

Resumo


Frequentemente a disciplina de Geografia é considerada pelos estudantes da educação básica como algo enfadonho e desinteressante, cujo objetivo é apenas a descrição das características do espaço. Este trabalho objetiva apresentar e refletir as experiências didáticas realizadas no contexto do Estágio Supervisionado em Geografia na Escola Cidadã Integral Assis Chateaubriand, em Campina Grande-PB, assim como a importância de sua efetivação na formação de futuros professores. Para a realização das práticas de estágio, buscou-se inicialmente conhecer o perfil da turma e selecionar atividades diferenciadas que fugissem do tradicionalismo ainda presente na educação, posteriormente, utilizou-se das ideias de Saiki e Godoi (2010), Callai (2010), Oliveira (2009) para refletir a utilização de recursos multididáticos e das aulas de campo, que foram planejadas e adaptadas em virtude das condições da instituição e a importância dos estudos geográficos no Ensino Médio. Com isso pôde-se concluir a importância do estágio supervisionado na formação docente e a possibilidade de utilização de materiais considerados tradicionais em uma aplicação dinâmica, indispensável no dia a dia dos professores.

Palavras-chave


Estágio supervisionado; Recursos multididáticos; Ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF

Referências


A FALTA QUE A FALTA FAZ. Canal “JoutJout Prazer”, YouTube. (8 min.) Disponível em: . Acesso em: 26 de set. de 2019, às 19h39min;

MARTINS, Dadá; BIGOTTO, Francisco; VITIELLO, Márcio. Geografia no Cotidiano: Ensino Médio, 2º ano. 1 ed. Curitiba: Base Editorial, 2016.

CALLAI, Helena Copeti. A Geografia Ensinada: os desafios de uma Educação Geográfica. In: MORAES, Eliana Marta Barbosa de, MORAES; Loçandra Borges de. Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEC, 2010;

CASTROGIOVANNI, A. C. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de Geografia na pós-modernidade. In: REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAECHER, N. A. Geografia. Porto Alegre: Artemed, 2007;

DA SILVA, Jacilene Gomes. & MELO, Josandra Araújo Barreto de. Estágio supervisionado em Geografia e Atividades Lúdicas como proposta para dinamização das aulas. In: Revista de Geografia (Recife). v. 33, No. 2. Recife, 2016;

ESTAÇÕES ferroviárias de Campina Grande. Blog Retalhos Históricos de Campina Grande. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019.

GEONAUTA. Tirinha de Mafalda. Blog. Disponível em: . Acesso em: 19 de set. de 2019, às 20h44min.

ILHA das flores. Ilha das Flores. [Curta-metragem]. Direção de Jorge Furtado. Porto Alegre – RS: Casa de Cinema de Porto Alegre, 1989. Roteiro: Cecília Meireles. (15 min). Disponível em: . Acesso em 26 de set. de 2019.

MARTINS, Dadá; BIGOTTO, Francisco; VITIELLO, Márcio. Geografia no Cotidiano: Ensino Médio, 2º ano. 1 ed. Curitiba: Base Editorial, 2016.

MELO, Fabiano Antônio de. Aulas tediosas, alunos alienados. In: PASSINI, E. Y., PASSINI, R. & MALYSZ, S. T. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2010;

MODERN TIMES. (Tempos Modernos). Direção de Charles Chaplin. (87 min.) Preto & Branco. EUA: Warner Bros, 1936;

OLIVEIRA, Maria Luiza Tavares de. Ensino de Geografia na contemporaneidade: o uso de recursos didáticos na sua abordagem. In: X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre, 2009.

PARAÍBA. O que é a Escola Integral? Governo da Paraíba. Disponível em: . Acesso em: 26 nov. 2019; SAIKI, K. & GODOI, F. B. A prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. In: PASSINI, E. Y.; PASSINI, R. MALYSZ, S. T. (org.) Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010;

THE STORY OF STUFF. A História das Coisas, Direção de Louis Fox. (21 min) Disponível em: . Acesso em 26 de set. de 2019, às 20h41min;

MORAIS, N. R.; MELO, J. A. B. A relevância do estudo de campo no processo ensino- aprendizagem de Geografia. In: III Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM e III Simpósio de Pós-Graduação em Educação da UERN: currículos, aprendizagens, saberes, v. 01, Mossoró-RN, 2013.




DOI: https://doi.org/10.38187/regeo2020.v3n3id246423

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E BASE DE DADOS