Na escola, nem todos os gatos são pardos: armando uma perspectiva para ver as artes de ensinar geografias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249247

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Saberes docentes

Resumo

Como jogam os professores no terreno dos parâmetros e bases curriculares? Como lidam com a precarização do trabalho e a ausência de condições adequadas para trabalhar? Como enfrentar essas questões, porém sem romantizar as opressões? Por outro lado, como considerar a rede de vigilância que afirma o que deveria ser o bom professor e as boas qualidades da docência? Rejeitando a ideia de que os professores são aplicadores de conteúdo, instrumentos de uma educação maior, em sintonia com o projeto certeauniano de reconduzir as práticas e as línguas científicas ao seu país de origem, a everyday life, explorando combinações táticas que se infiltram nas brechas do poder, o presente texto se propõe a pensar as riquezas escorregadias do cotidiano que evidenciam a fertilidade efêmera da criatividade docente, na tentativa de entender as artes de ensinar geografias, em torno de dois eixos: os professores como praticantes ordinários e suas aulas como inventividades docentes. Na contramão da desprofissionalização implícita nos baixos salários, das condições precárias de trabalho, das lógicas de burocratização e controle e da visão técnica e prática do ofício do professor, almeja afirmar o processo profissional artesanal e astucioso que caracteriza a docência.

Biografia do Autor

Mariana Mizael Pinheiro da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Formada em Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora na Rede Municipal de Ensino de Saquarema e de Maricá, RJ, Brasil

Everardo Paiva de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação e do ProfHistória. Niterói, RJ, Brasil

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

Silva, M. M. P. da, & Andrade, E. P. de. (2021). Na escola, nem todos os gatos são pardos: armando uma perspectiva para ver as artes de ensinar geografias. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 114–131. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249247