Uma nova geografia escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular: apontamentos sobre os livros didáticos de ciências humanas e sociais aplicadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253107

Palavras-chave:

Livro didático, Geografia Escolar, temáticas físico-naturais, cânone na Geografia Escolar.

Resumo

O Brasil passou por significativas mudanças educacionais nos últimos anos. A reforma do Ensino Médio ocupou centralidade nessas novas políticas, reorganizando saberes e reorientando os propósitos do Ensino Médio. Como consequência, os livros didáticos sofreram remodelação. O objetivo deste trabalho é averiguar as modificações impostas à Geografia Escolar, cotejando a Base Nacional Comum Curricular e as adequações feitas nos livros didáticos. Para tanto, fez-se uso de metodologia qualitativa, de modo a dar suporte ao levantamento documental e bibliográfico do tema, a partir das obras aprovadas no Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático do Ensino Médio para análise. Na leitura das obras, fez-se uso do conceito de canonicidade para identificar os temas mais presentes nos livros didáticos. A hipótese levantada, e confirmada no decorrer do trabalho, é a de que a Geografia nas escolas perdeu parte de sua base de conteúdos.

Biografia do Autor

Juliano Rosa Gonçalves, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Graduado em Geografia (UFG), Mestre em Geografia (PUC) e Doutor em Geografia (UnB).

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Gonçalves, J. R. (2022). Uma nova geografia escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular: apontamentos sobre os livros didáticos de ciências humanas e sociais aplicadas. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 191–216. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253107