v. 5 n. 1 (2022): Revista Ensino de Geografia (Recife)

					Visualizar v. 5 n. 1 (2022): Revista Ensino de Geografia (Recife)
Publicado: 2022-04-11

Artigo Científico

  • Da Geografia primitiva à pré-grega: a importância da epistemologia no ensino de Geografia

    Ewerton Ferreira Cruz, José Henrique Izidoro Apezteguia Martinez, Glaycon de Souza Andrade e Silva, Gleyber Eustáquio
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250177
  • O lugar de Carlinhos no espaço romanesco menino de engenho: ensino de geografia sob uma prática leitora

    Marcelo de Oliveira Moura
    17-34
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250286
  • Ensino de geografia e literatura: perspectivas possíveis

    Francisca Linara da Silva Chaves, Rosalvo Nobre Carneiro
    35-56
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251015
  • Educação Geográfica e a formação Cidadã: o projeto educacional internacional "nós propomos" na educação básica do município de Marabá - Pará

    Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Evandro Frois de Souza, Robson Alves dos Santos, Marcus Vinicius Mariano de Souza
    57-79
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251232
  • Processo de ensino-aprendizagem e o pensamento geográfico: uma revisão bibliográfica

    Clayton de Oliveira Bossoni
    80-94
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251412
  • Geografia literária do Brasil: caminho de uma prática de ensino

    Tiago Vieira Cavalcante, Thiago Rodrigues Sousa Lima
    95-110
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251460
  • Mapeamento colaborativo como estratégia de ensino de cartografia: um relato de experiência com o aplicativo Canvis

    Carina Petsch, Natália Lampert Batista, Jhennifer Tais Vieira Habowski, Francisco Augusto Altermann, Guilherme Moreira da Silva
    96-114
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251657
  • Práticas pedagógicas e cultura popular no ensino de geografia: o caso da festa de Santo Antônio de Barbalha-CE

    Maria Luciana dos Santos Lima, Heibe Santana da Silva
    115-133
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251791
  • O estado da arte do ensino de Cartografia para o 6º ano do Ensino Fundamental

    Diego Andrade de Jesus Lelis, Evelise Maria Labatut Portilho
    134-152
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251864
  • Dilemas do ensino de geografia na pandemia: uma perspectiva miltoniana

    Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira-Neto, Leonardo Thompson da Silva, Jeorge Luís Martins de Oliveira, José André Ribeiro
    153-165
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251941
  • A caatinga nos livros didáticos de ciências e geografia em escolas do núcleo de desertificação de Irauçuba, Ceará

    Pedro Julio de Castro Filho, Francisco Nataniel Batista de Albuquerque
    166-190
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.252033
  • Uma nova geografia escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular: apontamentos sobre os livros didáticos de ciências humanas e sociais aplicadas

    Juliano Rosa Gonçalves
    191-216
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253107

Artigos Especiais

  • Geografias escolares desacostumadas: pistas para os estágios supervisionados e a formação de professores

    Diego Carlos Pereira
    217-234
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253544
  • Considerações sobre a importância do estágio curricular supervisionado enquanto espaço formativo de saberes e docência na geografia

    Janiara Almeida Pinheiro Lima
    235--254
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253545
  • A aula de geografia: alguns escritos

    Luan do Carmo da Silva
    255-274
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253546
  • Entrelaces entre o estágio e a extensão: vivências do projeto de extensão solos, aprender e conservar do IFPE – campus Recife

    Manuella Vieira Barbosa Neto, Clezia Aquino de Braga
    275-291
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253547
  • Reflexões sobre a contribuição do professor de geografia além do ensino formal

    Edmário Marques de Menezes Júnior, Brenda Martoni Mansur Corrêa da Costa, Wemerson Flávio da Silva
    292-302
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253548
  • O estágio supervisionado e a extensão como espaço de diálogo entre universidade e escola

    Priscylla Karoline de Menezes
    303-312
    DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253566