Geografia literária do Brasil: caminho de uma prática de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251460

Palavras-chave:

Geografia do Brasil, Geografia Literária, Ensino de Geografia.

Resumo

Neste trabalho apresentamos a reflexão sobre uma prática de ensino realizada na disciplina Geografia do Brasil, ministrada no curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará – UFC. Entendemos que a literatura pode ser compreendida como uma criação humana capaz de ampliar nosso entendimento das histórias dos/nos espaços, isto por meio das espacialidades e das geograficidades que envolvem as narrativas. Denominamos essa prática de Geografia Literária do Brasil, buscando diversificar a apreensão por parte dos estudantes das características geográficas das diferentes regiões do país. Por fim, avaliamos as possibilidades didáticas dessa prática com base em pesquisa realizada com os estudantes. 

Biografia do Autor

Tiago Vieira Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro) e Mestre e Graduado (Licenciatura) em Geografia - Universidade Federal do Ceará (UFC).

Thiago Rodrigues Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Geomorfologia e Análise Ambiental.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Cavalcante, T. V., & Lima, T. R. S. (2022). Geografia literária do Brasil: caminho de uma prática de ensino. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 95–110. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251460